Através da capacitação de professores do Ensino Fundamental I, programa visa incentivar hábitos de leitura
Os professores desempenham papel fundamental na formação intelectual de milhares de estudantes no Brasil. Com o objetivo de torná-los multiplicadores de uma educação integral e inovadora, o Programa Caminhos para a Cidadania realizado pelo Instituto CCR, responsável pelo gerenciamento social do Grupo CCR, disponibiliza a partir do dia 26 de abril até 30 de setembro, um novo curso on-line gratuito com foco no Ensino Fundamental I com o objetivo de incentivar os hábitos de leitura desde a infância. Os materiais educativos estão disponíveis no site do programa para todos os professores interessados. No ano passado, mais de 3.900 professores se inscreveram na plataforma do programa e participaram do curso.
Orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o material didático incentiva o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e integra os Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Com foco em professores das escolas públicas municipais em cidades lindeiras, a iniciativa também se estende a educadores que se interessem pelo tema em todo o Brasil.
“Estamos comprometidos em fortalecer a formação dos professores e garantir que eles se tornem verdadeiros agentes da transformação. Ao capacitá-los para promover uma educação integral, transversal e inovadora, nossos cursos se empenham para criar uma sociedade mais participativa através de hábitos cultivados desde a infância”, afirma Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
Cenário da leitura no Brasil
De acordo com a pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, com dados de 2019, o país tem uma média anual de 4,96 livros lidos por habitante. Desses, apenas 2,43 são lidos do começo ao fim. Em comparação aos países com os maiores índices de leitura – Finlândia (14 livros), Canadá (14 livros) e Coreia do Sul (10 livros) – o levantamento evidencia uma problemática sobre os hábitos dos brasileiros e o quanto a falta de interpretação de texto pode afetar diversos âmbitos sociais, interferindo no avanço das áreas culturais, econômicas e educacionais.
Neste contexto, o Instituto CCR fortalece a comunidade escolar ao oferecer ferramentas para que os educadores fomentem a compreensão crítica de seus alunos em todos os campos do conhecimento. Além do material sobre comunidades leitoras, o programa abordará as temáticas de Cidades Sustentáveis e Cultura Digital.
Prêmio Caminhos para a Cidadania
Anualmente, o Instituto CCR promove o Prêmio Caminhos para a Cidadania com o propósito de identificar e valorizar experiências transformadoras na área educacional, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para participar, os interessados precisam enviar uma sugestão de projeto/ideia que gostariam de implementar em sua unidade escolar. As inscrições estão abertas de 16 de abril a 10 de julho e podem ser realizadas por meio do site: www.caminhosparaacidadania.com.br.
A premiação reconhece inovações no trabalho de educadores do Ensino Fundamental I das redes públicas municipais de ensino. Em julho, após a análise de cada projeto apresentado, 10 escolas serão premiadas com o valor de R$ 30 mil.
Professora do sul catarinense tem projeto premiado no programa
No sul catarinense, o Programa Caminhos para a Cidadania capacitou 30 professores do Ensino Fundamental I do município de Paulo Lopes – SC. O curso on-line gratuito, alinhado à BNCC e aos ODSs da ONU, capacita professores para promover hábitos de leitura desde a infância e desenvolve habilidades críticas nos alunos, abordando também temas como Cidades Sustentáveis e Cultura Digital para preparar educadores para os desafios contemporâneos da educação. A iniciativa é realizada pelo Instituto CCR, na área de atuação da CCR ViaCosteira.
Destacou-se o projeto “Reciclar, plantar, criar e aprender é uma Boa’ventura” da Escola Profª Targina Boaventura Da Costa, liderado pela professora Giseli Noemia Marcos, premiado por sua inovação e impacto positivo na comunidade escolar. Em suas palavras, a professora Giseli Noemia Marcos, líder do projeto vencedor, afirma: “Estamos emocionados e gratos por receber este reconhecimento. Nosso projeto visa não apenas ensinar, mas também inspirar uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados com o meio ambiente.”
Beneficiando 4 escolas em 2023, o programa Caminhos para Cidadania vai além, promovendo uma educação integral e sustentável nas comunidades lindeiras.