Utilizar metodologias criativas em sala de aula, envolvendo os acadêmicos em atividades que contribuam para formação profissional, é um dos diferenciais do Centro Universitário UniSatc. Para fortalecer ainda mais essa abordagem de ensino, o Programa de Empreendedorismo Criativo (PEC) deste ano, tem o objetivo de instruir os professores da graduação para construção de um aprendizado baseado em projetos.
“O PEC deste ano é especial, pois o foco será o empreendedorismo em sala de aula. Assim, estamos retomando a formação docente sobre metodologias ativas, pois é um objetivo da UniSatc que as aulas dos nossos cursos voltem a ser ativas e envolvam mais projetos. Além disso, estamos destinando as oficinas do PEC também a professores da rede pública de ensino de Santa Catarina, o que é muito gratificante”, explica a coordenadora do Cocreation Lab Satc, Vanessa Wendhausen Lima.
Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável
Durante o programa, os professores receberam instruções de possíveis métodos e estratégias que podem ser utilizados em sala de aula. Neste caso, por meio de dinâmicas, a educadora Jeciane Golinhaki, conversou com o corpo docente da UniSatc sobre como transformar a sala de aula em um ambiente acolhedor e inovador.
“Atividades como essas nos ajudam a reorganizar o nosso planejamento e repensar nossa abordagem de ensino como docentes. Ainda, que a gente tenha conteúdos que, em termos técnicos e teóricos, sejam muito parecidos e sejam os mesmos do semestre anterior, eles precisam ser apresentados com novas formas”, comenta uma das professoras presente no programa, Cláudia Nandi Formentin.
Ainda, segundo Cláudia, pensar em estratégias e abordagens diferentes do comum é fundamental para a formação de futuros profissionais. Afinal as gerações estão sempre mudando, por isso utilizar de metodologias ativas contribui para o aprendizado dos acadêmicos.
“É interessante porque a gente sempre propõe e pensa em projetos para os nossos alunos. Mas, quanto melhor conseguirmos estruturar essa prática pedagógica, beneficia não apenas nós professores, porque fica muito mais organizado, como também os alunos pelo mesmo motivo”, ressalta a professora.