Esporte

Tigre vacila, leva a virada e sai atrás na semifinal do Estadual

Após um “apagão” no começo da segunda etapa, Criciúma perde por 2 a 1 para o Barra e precisará vencer, no domingo, no Majestoso para chegar à final do Campeonato Catarinense

Foto: Divulgação

Dez minutos de vacilo bastaram para que o Criciúma se complicasse e perdesse a primeira partida nas semifinais do Campeonato Catarinense. Após abrir o placar, no primeiro tempo, com Claudinho, o time treinado por Cláudio Tencati sofreu um “apagão” no começo da etapa final e permitiu o empate e a virada do Barra. Marcelinho e Wesley Matos marcaram os gols do Pescador e determinaram o 2 a 1 no placar do Gigantão das Avenidas, em Itajaí. Renato Kayzer chegou a empatar, mas o VAR revisou o lance e marcou impedimento, após traçar as linhas. Agora, o Tigre precisará vencer, no domingo, a partir das 16 horas, para chegar à final do Estadual. O adversário tem a vantagem do empate.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Os dois times começaram a partida com estratégias parecidas: marcação alta na defesa do adversário e em busca do ataque. Aos quatro minutos, após boa jogada, Higor Meritão tentou finalizar, mas a zaga do Pescador evitou que a bola chegasse ao gol de Ewerton. Aos seis minutos, o Tigre errou a saída de bola, Muriel avançou pela direita e cruzou, mas Gustavo pegou bem. Falha carvoeira que proporcionou a chegada do Barra. Dois minutos mais tarde, Higor Meritão cruzou da esquerda, Renato Kayzer cabeceou, mas a bola saiu sem perigo. Aos 10 minutos, Matheus Carvalho observou Gustavo adiantado e finalizou da intermediária, mas a bola saiu. Quase que o meia do Barra surpreendeu o camisa 1 carvoeiro. Porém, aos 13 minutos, Marcelo Hermes fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Claudinho, no meio da grande área, finalizar, de primeira, e marcar um belo gol: 1 a 0 para o Criciúma.

Aos 16 minutos, quase o Tigre ampliou. Boa troca de passes, até Claudinho entrar na área, pela esquerda, e cruzar para Fellipe Mateus, que bateu para o gol, mas a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Grande lance do Criciúma. No minuto seguinte, Renato Kayzer disputou a bola com a defesa, Claudinho pegou a sobra e bateu forte, mas a bola saiu perto da trave. Pressão do Criciúma em busca do segundo gol. O Criciúma seguia melhor no jogo: aos 25 minutos, Higor Meritão finalizou no canto superior do goleiro, mas Ewerton fez uma grande defesa e evitou o segundo gol carvoeiro.

Aos 33 minutos, Fellipe Mateus perdeu a bola, Roldan avançou, mas Rodrigo corrigiu o lance. Falha do Tigre, mas logo consertada pelo zagueiro. Aos 42 minutos, Natan fez boa jogada na intermediária e bateu para o gol, mas a bola pegou na zaga e saiu. Escanteio. Após a cobrança, a zaga afastou. A partida perdeu um pouco de velocidade e qualidade, no final da primeira etapa, mas o Criciúma fechou melhor os 45 minutos iniciais da partida. “Muito importante sair na frente, em um jogo tão difícil, agora é manter o resultado, se possível ampliar, e ver como vai ser o segundo tempo”, comenta Claudinho, no intervalo.

Time volta “dormindo” para o segundo tempo

Antes do primeiro minuto da etapa final, Rodrigo furou, após lançamento, e Tobias Figueiredo derrubou Alex Henrique. Pênalti. O VAR revisou o lance e penal foi confirmado. Marcelinho cobrou e deixou tudo igual: 1 a 1 aos três minutos do segundo tempo. O Tigre voltou lento na etapa final e tomou o segundo gol aos nove minutos: Muriel cruzou e Wesley Matos colocou para a rede: 2 a 1 para o Barra. No minuto seguinte, Emerson Junior recebeu na área, que finalizou e a bola saiu. Entretanto , o Tigre teve forças para responder. Aos 13 minutos, Marcelo Hermes cruzou e Renato Kayzer completou para a rede: 2 a 2. O VAR conferiu o lance e, após três minutos, anulou o gol carvoeiro, em função de impedimento demonstrado nas linhas traçadas pelo vídeo.

Aos 18 minutos, Marcelo Hermes cruzou da esquerda e Felipe Vizeu desviou de cabeça para grande defesa de Ewerton. Aos 24 minutos da etapa final, o técnico Cláudio Tencati colocou Éder e Barreto em campo – mexendo no meio para frente. Ele sacou Jonathan e Eliedson e recuou Claudinho para a lateral. Aos 26 minutos, Fellipe Mateus fez grande jogada pela direita e cruzou para Éder, que finalizou em cima da zaga. Na cobrança de escanteio, Rodrigo desviou, na primeira trave, e Ewerton impediu o empate carvoeiro com uma grande defesa.

Aos 35 minutos, Higor Meritão finalizou bem, da entrada da grande área, mas a bola bateu na zaga do Barra. O Criciúma tentou fazer uma pressão final, mas não teve força para chegar à igualdade. Aos 46 minutos, Barreto bateu com força, de fora da área, e a bola explodiu no travessão e saiu. Na última bola, o goleiro Ewerton falhou e Eduardo Melo finalizou, mas Wesley Matos salvou em cima da linha. No final: Barra 2 a 1 e o Tricolor Carvoeiro na pressão para vencer em casa no domingo.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Campeonato Catarinense – Semifinais – Jogo de Ida

Quinta-feira (21/03) – 20h30 – estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí

BARRA

Ewerton; Muriel (Júlio César), Wesley Matos, Gabriel Jesus e DG; Natan, Roldan e Emerson Junior (Guedes); Matheus Carvalho (Álvaro), Alex Henrique (Adilson Bahia) e Marcelinho (Lanzarini). Técnico: Eduardo Souza

CRICIÚMA

Gustavo; Jonathan (Barreto), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Eliedson (Éder), Higor Meritão (Barcia), Claudinho e Fellipe Mateus; Renato Kayzer (João Carlos) e Felipe Vizeu (Eduardo Melo). Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: Rafael Traci; Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre. VAR: Heber Roberto Lopes. AVAR: Alex dos Santos e Fernando Henrique de Medeiros Miranda. Observador do VAR: Vayran da Silva Rosa.

GOLS: Claudinho (13/1T) (C); Marcelinho (3/2T) e Wesley Matos (9/2T) (B)

Cartões Amarelos: Tobias Figueiredo e Gustavo (C); Adilson Bahia e Natan (B)

Cartões Vermelhos: Não houve

Público: 2.061

Renda: Não divulgada

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Tigre anuncia Pedro Rocha e mais três reforços

Pedro Rocha, Serginho, Werik Popó e Dudu foram anunciados no Criciúma. Outro jogador que está perto é o meia-atacante Jonata Robert

Times da região se fortalecem com vitórias ao final da nona rodada do Catarinense 2023

Criciúma E.C. envia mais de 300 toneladas ao Rio Grande do Sul

Três carretas e três caminhões carregados de mantimentos foram enviados para Porto Alegre, Osório, Novo Hamburgo e São Leopoldo.