Vítimas foram encaminhadas ao atendimento médico
Um ataque de abelhas deixou dois homens e duas mulheres feridos no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis, no Sul de Santa Catarina, no fim da tarde de domingo (17). Segundo o Corpo de Bombeiros, os quatro praticavam pescaria na localidade.
Antes da chegada da guarnição, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel) já estava no local e socorria uma das mulheres. Conforme os bombeiros militares, as outras três vítimas ainda estavam na área de mata às margens de um rio.
Mais um ataque de abelhas durante o resgate
Os dois homens e a mulher, atendidos pelo Corpo de Bombeiros, estavam feridos, mas conscientes, orientados e caminhavam. Durante a retirada das vítimas, outro ataque das abelhas aconteceu. Com isso, o resgate de duas pessoas foi feito às pressas;
A quarta vítima conseguiu se abrigar dentro do rio durante o novo ataque e aguardar. Todos foram encaminhados pelo Samu à unidade hospitalar. As idades não foram divulgadas.
O Corpo de Bombeiros alerta que em caso de ataque de abelhas:
Durante o ataque:
- Mantenha-se calmo, evite movimentos bruscos ou gritar pois isso pode irritar as abelhas ainda mais;
- Afaste lentamente, se movendo de forma suave. Jamais corra;
- Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo;
- Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também;
- Evite se depender com ou na água. Tenha cuidado ao pular em piscinas ou rios durante um ataque pois elas podem continuar voando por vários minutos sobre a água.
Após o ataque:
- Remova as abelhas: Se você for picado, remova as abelhas rapidamente e com cuidado raspe a pele com a borda de uma faca. Não aperte a abelha, pois isso pode liberar mais veneno;
- Limpe suavemente a área afetada com água e sabão para reduzir o risco de infecção;
- Aplique compressas frias ou bolsas de gelo na área da picada para reduzir a dor e o inchaço;
- Caso seja alérgico a picadas de abelhas, use a medicação conforme as instruções;
- Se você for picado várias vezes ou apresentar sintomas graves, como dificuldade em respirar, inchaço na garganta ou tontura, procure ajuda médica imediatamente.
Com informações do ND+