Esporte

Gustavo brilha e Tigre vence o Brasiliense nos pênaltis

Após empate no tempo normal, Criciúma conta com o camisa 1 inspirado para seguir adiante na Copa do Brasil. Equipe carvoeira está, agora, entre os 32 melhores times do torneio nacional

Foto: Celso da Luz

Foi com mais emoção do que a torcida imaginava, mas o Tricolor Carvoeiro está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. Na noite de quinta-feira, o time comandado por Cláudio Tencati bateu o Brasiliense, em Taguatinga (DF), nos pênaltis,e garantiu vaga entre os 32 melhores times do torneio nacional. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Gustavo brilhou e foi o destaque nas cobranças decisivas.

O Tigre começou bem o jogo e marcou um golaço, logo aos três minutos, com Éder. Porém, depois disso, o time diminuiu a velocidade e permitiu o crescimento do adversário. Aos 40 minutos da etapa inicial, o Criciúma se complicou ainda mais com a expulsão de Barreto, que levou o segundo cartão amarelo. Na etapa final, Tarta deixou tudo igual aos oito minutos. Com a igualdade, o jogo foi para os pênaltis. Coube ao camisa 1 do Tigre pegar dois pênaltis e garantir a vaga do Tigre. No final, com mais sofrimento que o necessário, o Criciúma seguiu adiante na competição.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O jogo começou em alta velocidade com o time da casa começou tentando pressionar o Tigre. Aos dois minutos, Lila finalizou, a bola pegou na zaga e sobrou para Gabriel Pedra, que bateu, de dentro da área, mas também em cima da defesa carvoeira. Porém, na sequência, quem abriu o marcador foi o Criciúma: Marquinhos Gabriel e Felipe Vizeu puxaram o contra-ataque, mas a bola ficou com Éder que levou da esquerda para o meio e bateu, de fora da área, para fazer um golaço: 1 a 0 para o Tigre. Aos sete minutos, Claudinho cobrou escanteio e Felipe Vizeu cabeceou alto, mas a bola caiu lentamente e pegou no travessão do camisa 1 do Brasiliense. Quase o segundo gol do Tigre. O Brasiliense não se acovardou e seguiu atacando em busca do empate. Da mesma forma, o Criciúma buscava o segundo gol, mas procurava ficar mais com a bola e desacelerava o jogo.

Aos 17 minutos, Lila cabeceou e a bola sobrou para Gabriel Pedra, dentro da área, mas ele furou no lance e desperdiçou a chance. Aos 20 minutos, Tarta finalizou da entrada da área, mas a bola bateu na zaga do Tigre e saiu. Na cobrança de escanteio, falta em Gustavo. Aos 24 minutos, Gustavo Lila bateu, da entrada da área, mas a bola tirou tinta da trave. O Criciúma diminuiu muito a velocidade, se limitou a marcar, e permitiu o avanço do adversário. O time de Brasília seguia avançando, mas pecava nas conclusões.

O Criciúma se acomodou no jogo, tanto que o goleiro Gustavo levou cartão amarelo, por retardar a partida, aos 33 minutos do primeiro tempo. Aos 36 minutos, Júlio Lima finalizou de muito longe e a bola subiu: o time da casa até criava jogadas, mas as finalizações eram muito ruins. Já o Tricolor Carvoeiro pouco chegou ao ataque na segunda metade do primeiro tempo. Aos 40 minutos, Barreto puxou Tobinha, no meio campo, e levou o segundo cartão amarelo. Resultado: Tigre com um a menos ainda no primeiro tempo. Aos 43 minutos, Tarta cobrou falta e Gustavo jogou para escanteio. Dois minutos depois, Tarta cobrou escanteio e Gustavo Henrique quase empatou. No final do primeiro tempo, vitoria carvoeira, mas com pressão do Brasiliense. “É algo que vem acontecendo frequentemente: começamos bem, fazemos o gol, depois baixamos as linhas e permitimos a chegada do adversário. A expulsão faz parte do jogo, agora vamos ver o que o professor Tencati tem para nos dizer, para mantermos o resultado”, comenta Éder, no intervalo.

Emoção e sofrimento na etapa final

Para a segunda etapa, Tencati reforçou o meio de campo do Tigre, retirando Claudinho e Éder para as entradas de dois volantes: Higor Meritão e Eliedson. No primeiro minuto, Netinho cruzou da direita, a defesa do Criciúma errou a marcação e Tobinha, de cabeça, quase empatou. Aos cinco minutos, Gustavo errou a saída de bola, Eliedson não dominou, Tobinha roubou a bola, invadiu a área e foi derrubado por Rodrigo. Pênalti. Na cobrança, Tarta bateu e deixou tudo igual: 1 a 1 aos oito minutos. A partir daí, o time da casa aumentou o volume de jogo e o Tigre, com um a menos, sofria para jogar. Aos 13 minutos, Tobinha avançou pela direita e tentou finalizar, mas bateu mal.

Após o empate do Brasiliense, o Criciúma tentava atacar, mas tinha pouca força ofensiva. Aos 30 minutos, Dandan recebeu dentro da área e bateu fraco para a defesa de Gustavo. O jogo ficou mais lento, com os times diminuindo a velocidade.

Aos 31 minutos, João Santos cruzou da esquerda e Gustavão não alcançou. Quase o segundo gol do Brasiliense. Aos 34 minutos, Renato Kayzer foi derrubado na direita. Falta. Na cobrança de Jonathan, a zaga tirou. Na jogada seguinte, Renato Kayzer bateu forte e Ravel colocou para escanteio. Depois de muito tempo, o Tigre ameaçou o gol do time de Brasilia. Aos 42 minutos, Trauco cruzou da direita, Fellipe Mateus escorou e a bola ficou para Eliedson bater forte, mas a zaga tirou. Aos 43 minutos, Eliedson errou a saída de bola e Higor Meritão derrubou Luquinhas. Falta. Tarta tocou para Júlio Lima que bateu forte para a defesa de Gustavo. No final, tudo igual e decisão nos pênaltis.

Nas cobranças decisivas, Lila bateu o primeiro e Gustavo pegou. Fellipe Mateus bateu mal e também errou. Gustavão chutou o segundo e o camisa 1 do Criciúma brilhou novamente.Porém, na cobrança, Gustavo machucou o dedo mínimo da mão direita. Após atendimento médico, o goleiro seguiu na disputa. Na sequência, Marcelo Hermes cobrou e fez 1 a 0. Dandan cobrou mal e isolou. O Brasiliense errou os três pênaltis cobrados. Higor Meritão fez 2 a 0. Tarta cobrou e descontou. Porém, Renato Kayzer foi o responsável por dar números finais: 3 a 1 para o Tigre, nas cobranças de pênaltis, e classificação garantida.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Copa do Brasil – Segunda fase – Jogo único

14/03 (quinta-feira) – 19 horas – estádio Elmo Serejo Farias, a Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF)

BRASILIENSE

Ravel; Netinho, Gustavo Henrique, Igor Morais e Julio Lima; Aldo (Dandan), Tarta e Lila; João Santos (Luquinhas), Gabriel Pedra (Gustavão) e Tobinha (Joãozinho). Técnico: Vilson Tadei

CRICIÚMA

Gustavo; Jonathan (Trauco), Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Fellipe Mateus, Claudinho (Higor Meritão) e Marquinhos Gabriel (João Carlos); Éder (Eliedson) e Felipe Vizeu (Renato Kayzer). Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães. Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Lilian da Silva Fernandes Bruno (trio do RJ)

GOLS: Éder (3/1T) (C); Tarta (8/2T) (B)

Cartões Amarelos: Barreto, Gustavo, Jonathan, Claudinho, Wilker Ángel e Higor Meritão (C); Gabriel Pedra, Matheus Kayzer (goleiro reserva, no banco), Igor Morais, Júlio Lima e Netinho (B)

Cartões Vermelhos: Barreto (C)

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Tigre anuncia Pedro Rocha e mais três reforços

Pedro Rocha, Serginho, Werik Popó e Dudu foram anunciados no Criciúma. Outro jogador que está perto é o meia-atacante Jonata Robert

Times da região se fortalecem com vitórias ao final da nona rodada do Catarinense 2023

Criciúma E.C. envia mais de 300 toneladas ao Rio Grande do Sul

Três carretas e três caminhões carregados de mantimentos foram enviados para Porto Alegre, Osório, Novo Hamburgo e São Leopoldo.