Geral

Saudação aos motociclistas: Mirante 12 recebe monumento do Rota Biker

Serra do Rio do Rastro faz parte da iniciativa que visa preservar tradição e deixar um legado.

Foto: Divulgação

O desejo de preservar a tradição e fortalecer o movimento dos motociclistas resultou na criação da Rota Biker. Com 12 monumentos espalhados por diferentes estados do Brasil e com previsão de expansão, o idealizador Marcos Turbay se diz satisfeito e orgulhoso do projeto. Na região, a estrada eleita como a mais espetacular do mundo, a Serra do Rio do Rastro, foi incorporada à iniciativa. Aos interessados em conhecer, basta se dirigir ao Mirante 12.

Para Marcos, a intenção é que os monumentos transmitam uma mensagem às próximas gerações. “Toda vez que eu viajo de moto e que passo por algum irmão ou irmã de estrada, faço o cumprimento biker e o recebo de volta. Isso me gera uma emoção muito grande, um sentimento positivo, de respeito, apoio e integração. Mas percebi também que aquilo estava se perdendo para as novas gerações e, talvez, daqui a algum tempo, se a gente não fizesse nada, isso poderia desaparecer das estradas”, comenta.

O primeiro monumento foi implantado no Serpenteando Café, localizado em Bocaiúva do Sul, no Paraná, um local no qual os proprietários compartilhavam dos mesmos valores e compreendiam a importância do gesto. “Vi que ali eu poderia depositar esse projeto, porque também possuíam boa energia e entenderam o significado daquilo. Pedi para que fosse construído de concreto e de ferro, para a gente mostrar a força e o poder do motociclismo. Feito isso, certo dia, eu estava olhando de frente e fiquei pensando que precisava expandir pelo Brasil, para que se tornasse um legado de todos os motociclistas”.

Com esse objetivo em mente, gravou um vídeo e publicou nas redes sociais, o que fez com que recebesse ligações de pessoas interessadas. “Passados nove meses, nós temos 12 monumentos já aprovados, sendo que cinco já foram construídos. O sexto está em construção e os próximos seis também já estão aprovados. O projeto estará presente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais e no Distrito Federal. Em apenas nove meses, é algo incrível”, declara.

Com tamanha repercussão e a fim de conectar os monumentos, surgiu o conceito da “Rota Biker” brasileira, criando um trajeto por todos os monumentos. “Sem nossos parceiros fantásticos, tudo isso não seria possível. Esse apoio nos dá certeza de que a Rota Biker será um grande legado dos motociclistas do Brasil e, quem sabe, do mundo. Um dia, como eu sempre falo, no alto de alguma montanha, a gente vai dar aquele sorriso, olhar pra trás e pensar: ‘sim, conseguimos, nós fazemos parte dessa história’”.

O sócio-proprietário do Mirante 12, Francigiano Cercena, o Fran, conta que a proposta surgiu em outubro de 2023, quando seu sócio, Fernando, viu a ideia pelo Instagram e se interessou pelo projeto. “Todo o movimento de motociclistas apoiou de forma 100% positiva e até pessoas desvinculadas ao motociclismo adoraram o monumento e a história. O Mirante 12 é um espaço no qual todas as pessoas devem se sentir acolhidas e é exatamente isso o que a Rota Biker propõe”, relata.

Notícias Relacionadas

Vozes Divinas e Coragem Inabalável: O Legado da Guerreira Santa Joana d’Arc

Da Terra às Estrelas: Conheça o Delta II

UTIL Natal da ACIO: a alternativa prática para as tradicionais cestas de fim de ano

Economia, facilidades e liberdade de escolha fazem do UTIL Natal a melhor solução para empresas e colaboradores neste fim de ano.

Idosa fica ferida após ser atropelada por retroescavadeira em Pescaria Brava

A vítima apresentava ferimentos no braço direito e esquerdo e fratura exposta na perna direita.