A ferramenta, que integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, foi apresentada nesta quinta-feira, dia 7, e vai beneficiar as 62 escolas
Um dispositivo de emergência, também conhecido como “botão do Pânico” foi oficialmente instalado em escolas da rede municipal de Criciúma na tarde desta quinta-feira, dia 7, e apresentado à imprensa e convidados em coletiva realizada na sede da Defesa Civil. A ferramenta, que integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, tem como objetivo otimizar o processo de identificação, prevenção e auxílio em possíveis riscos em 62 unidades escolares de Criciúma.
O equipamento está conectado diretamente às forças de segurança e aos órgãos municipais, e é monitorado em tempo real pelo Centro de Controle e Operação (CCO), coordenado pela Defesa Civil do município. O prefeito Clésio Salvaro agradeceu ao diversos órgãos de segurança e defesa civil por colaborarem na instalação de câmeras de segurança nas escolas da cidade. “Além de cuidar do patrimônio, o que mais importa para nós é a segurança das 22 mil crianças que estudam nas nossas 62 escolas e também das quase seis mil que frequentam as nossas creches, pois isso aumenta a sensação de segurança e dá mais tranquilidade aos pais”, ressaltou, acrescentando que, além das câmeras, foi implementado o botão de emergência para fornecer segurança em tempo real para diretores e professores. Ele enfatiza o compromisso com a segurança dos alunos e a cidadania exercida nas escolas.
O secretário de Educação, Celito Cardoso, ratifica a fala do prefeito e complementa: “É crucial que as famílias e a comunidade em geral se sintam seguras ao enviar seus filhos para estudar. A implementação de tecnologias modernas e a formação dos gestores e professores são passos importantes para alcançar esse objetivo. Acredito que a presença da Polícia Militar e o investimento em monitoramento e infraestrutura contribuem significativamente para criar um ambiente escolar mais seguro. É ótimo saber que estão trabalhando não apenas na parte física da segurança, mas também na conscientização e envolvimento das famílias. Isso demonstra um compromisso abrangente com a segurança e qualidade das escolas. Espero que essas medidas tragam tranquilidade para todos os envolvidos na comunidade escolar”.
Para Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, diretora da Escola Hercílio Amante, do bairro Vila Francesa, comemora a chegada do incentivo à segurança. “A gente sente que é um recurso a mais para proteger realmente as nossas crianças e em tempo real poder acompanhá-los e, assim, fazer com que as famílias se sintam seguras. A escola é um lugar de saber, um lugar acolhedor, e essa ferramenta chega para garantir essa segurança, repassar esse sentimento aos familiares e à equipe escolar”.
Com informações do TNSul