Geral

Dispositivo de emergência é oficialmente instalado em escolas de Criciúma

A ferramenta, que integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, foi apresentada nesta quinta-feira, dia 7, e vai beneficiar as 62 escolas

Foto: Nilton Alves

Um dispositivo de emergência, também conhecido como “botão do Pânico” foi oficialmente instalado em escolas da rede municipal de Criciúma na tarde desta quinta-feira, dia 7, e apresentado à imprensa e convidados em coletiva realizada na sede da Defesa Civil. A ferramenta, que integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, tem como objetivo otimizar o processo de identificação, prevenção e auxílio em possíveis riscos em 62 unidades escolares de Criciúma.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O equipamento está conectado diretamente às forças de segurança e aos órgãos municipais, e é monitorado em tempo real pelo Centro de Controle e Operação (CCO), coordenado pela Defesa Civil do município. O prefeito Clésio Salvaro agradeceu ao diversos órgãos de segurança e defesa civil por colaborarem na instalação de câmeras de segurança nas escolas da cidade. “Além de cuidar do patrimônio, o que mais importa para nós é a segurança das 22 mil crianças que estudam nas nossas 62 escolas e também das quase seis mil que frequentam as nossas creches, pois isso aumenta a sensação de segurança e dá mais tranquilidade aos pais”, ressaltou, acrescentando que, além das câmeras, foi implementado o botão de emergência para fornecer segurança em tempo real para diretores e professores. Ele enfatiza o compromisso com a segurança dos alunos e a cidadania exercida nas escolas.

O secretário de Educação, Celito Cardoso, ratifica a fala do prefeito e complementa: “É crucial que as famílias e a comunidade em geral se sintam seguras ao enviar seus filhos para estudar. A implementação de tecnologias modernas e a formação dos gestores e professores são passos importantes para alcançar esse objetivo. Acredito que a presença da Polícia Militar e o investimento em monitoramento e infraestrutura contribuem significativamente para criar um ambiente escolar mais seguro. É ótimo saber que estão trabalhando não apenas na parte física da segurança, mas também na conscientização e envolvimento das famílias. Isso demonstra um compromisso abrangente com a segurança e qualidade das escolas. Espero que essas medidas tragam tranquilidade para todos os envolvidos na comunidade escolar”.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Para Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, diretora da Escola Hercílio Amante, do bairro Vila Francesa, comemora a chegada do incentivo à segurança. “A gente sente que é um recurso a mais para proteger realmente as nossas crianças e em tempo real poder acompanhá-los e, assim, fazer com que as famílias se sintam seguras. A escola é um lugar de saber, um lugar acolhedor, e essa ferramenta chega para garantir essa segurança, repassar esse sentimento aos familiares e à equipe escolar”.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Escolas devem reduzir em 15% mensalidades do ensino infantil durante pandemia, decide TJ

A pena em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por aluno e por mês.

Chapecó, Palhoça e Biguaçu terão escolas estaduais no modelo cívico-militar em SC

Serão entregues 12 salas de aula; biblioteca com dois pavimentos; dois laboratórios de tecnologia; dois laboratórios multiuso com bancadas para disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática; refeitório; auditório; ginásio e teatro arena a céu aberto.

CDL premia ações de sensibilização ambiental em escolas municipais de Lauro Müller

O Projeto do CDL na Escola teve como tema, na edição deste ano, “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”.

Aprender é saudável: escolas municipais de Criciúma realizam mais de 13 mil avaliações nutricionais

Programa é idealizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde e desenvolve ações de combate a obesidade e sobrepeso