Documentário foi produzido pelo cineasta urussanguense, Yves Goulart
O documentário "Além da Luz", que retrata a deficiência visual através da experiência de sete cegos brasileiros, do cineasta catarinense de Urussanga, Yves Goulart, estreou no Estado de Santa Catarina na noite dessa quarta-feira (13), em uma exibição realizada em Lauro Müller, no auditório Rodolpho De Brida da Coorpermila.
Participaram da apresentação, pessoas da comunidade, estudantes, integrantes do Grupo de Teatro Arte e Resgate, além da equipe da Rádio Cruz de Malta, organizadora do evento. Além da Luz foi gravado no Brasil e na França, e já foi exibido em diversos países como China, África, México, Estados Unidos e Canadá.
A produção leva as pessoas ao universo da deficiência visual através de cegos brasileiros. Entre os sete participantes, estão pessoas de Urussanga, Cocal do Sul e Criciúma. Em relatos otimistas, eles expõem suas dificuldades, alegrias, sonhos e emoções e mostram que o caminho para uma vida melhor é através da educação e da informação.
Para o cineasta Yves, Além da Luz, possibilita enxergar além do óbvio, enxergar com outros sentimentos e a ter outra concepção da vida. “É um filme inspirador neste sentido. Ele não é um filme triste, pelo contrário, é divertido e inspirador. Quem assiste fica encantado e se perguntando, como um cara cego faz tudo isso, e a gente que enxerga muitas vezes não faz nada ou reclama da vida”, relata o produtor.
Ainda segundo ele, a exibição dessa quarta-feira foi muito importante para ele, pois teve a participação de um grande número de jovens e que certamente saíram com outro olhar a respeito de uma pessoa cega. “É preciso ter respeito. É isso que os cegos querem, ser respeitado. Eles não querem que as pessoas sintam pena deles, pois os cegos também têm muitos potenciais”, destaca Goulart.
Em Santa Catarina o documentário será exibido apenas em grandes cidades, como Joinville, Blumenau, Florianópolis e Criciúma. Pela proximidade, o cineasta abriu uma exceção, e exibiu a produção em Lauro Müller, e também deverá apresentar em Urussanga no dia 4 de dezembro.
“Que bom estar em Lauro Müller exibindo está produção. Estou muito feliz, pois aqui é onde estão minhas raízes. Minha mãe e meus avós são de Lauro Müller e eu passei boa parte de minha infância aqui nesta cidade, brincando em Barro Branco. Lembro inclusive das festas de Santa Bárbara que eu participava”, recordou Goulart.
Tio é seu o grande inspirador
O radialista lauromüllense Júlio Cardoso, é tio de Yves, e ele foi o responsável por trazer o filme para estrear em Lauro Müller. Em entrevista exclusiva ao Portal Sul in Foco, o cineasta revelou que hoje, após 38 anos, foi que ele descobriu que seu grande inspirador é seu tio Júlio. “Falei isso para minha mãe hoje, que meu tio Júlio é minha inspiração. Quando eu era pequeno lembro que ele era seminarista, tocava violão e gostava muito de comunicação, já era um artista. E eu tenho essa paixão pela comunicação, e acredito que tenha vindo dele, pois meu pai era mineiro e minha mãe era costureira”, revela, acrescentando que possui um carinho muito grande por seu tio e que não poderia recusar seu pedido. .
Yves Goulart ficará no Brasil até o dia 11 de dezembro, quando irá retornar para Nova York, onde reside atualmente. Em breve o produtor urussanguense deverá lançar mais duas novas produções.
[soliloquy id=”46733″]