Clima

Calor extremo ou bolha de calor: o que está causando temperaturas desérticas em SC?

Foto: Freepik

Um fenômeno climático, conhecido como bolha de calor ou domo de calor, está provocando um aumento significativo das temperaturas em várias regiões de Santa Catarina. Este fenômeno, que tem afetado a Argentina e parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias, agora está gerando preocupações quanto às condições climáticas no sul do Brasil.

O meteorologista Piter Scheuer explica que esse tipo de condição é comum durante o verão e é caracterizado por uma onda de calor intensa. Segundo ele, o núcleo de ar quente, que está atuando principalmente na Argentina, tem influenciado as condições climáticas em Santa Catarina.

As áreas mais afetadas por essa onda de calor intenso são o Extremo-Oeste e Oeste catarinense. Scheuer prevê que as temperaturas nessas regiões podem chegar aos 34ºC a 36ºC devido à intensidade do calor.

Mas afinal, o que é exatamente um domo de calor ou bolha de calor?

De acordo com o portal meteorológico MetSul Meteorologia, uma bolha de calor, também conhecida como domo ou cúpula de calor (em inglês — heat dome), ocorre quando áreas de alta pressão atuam como cúpulas de calor e têm ar descendente (subsidência).

Essa descida do ar comprime a coluna de ar no solo, o que, por sua vez, aquece o ar. Basicamente, uma cúpula de calor se forma quando uma área de alta pressão permanece sobre uma região por dias ou até semanas, aprisionando o ar quente embaixo dela, como uma tampa sobre uma panela.

Esse processo físico na atmosfera faz com que as massas de ar quente se expandam verticalmente, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos, como as frentes frias, ao seu redor.

À medida que essa área de alta pressão se estabelece em uma determinada região, o ar quente abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens. Com o ângulo elevado do sol durante o verão e o céu claro ou com poucas nuvens, o solo se aquece ainda mais.

Notícias Relacionadas

Trio é preso em operação policial após grave ação criminosa contra moradores de Criciúma

Investigações seguem para identificar participação de mais envolvidos

Bebê engasgado com leite materno é salvo pela PM em Jaguaruna

Policial aplicou a Manobra de Heimlich na criança de um mês

Dupla suspeita de furtar carro em Arroio do Silva é presa em Criciúma

Um dos abordados estava com uma tornozeleira eletrônica

Avião que saiu de Florianópolis bate em morro e cai no interior de São Paulo

Segundo o Corpo de Bombeiros daquele estado, havia cinco ocupantes na aeronave e, até o momento, não há informações de sobreviventes