Em seu discurso, o presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira, enalteceu o empenho das organizações e reafirmou o compromisso da Justiça catarinense com o bem-estar social
O Projeto PJSC+SOCIAL repassou R$ 2,2 milhões para 57 entidades sociais, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (22/01), na sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. O evento contou com a participação de representantes das associações contempladas e de autoridades. Iniciativa da Justiça catarinense, PJSC+Social destina recursos às entidades que desenvolvem ações nas áreas de educação, saúde, segurança pública e assistência social. Os valores são provenientes de penas de prestação pecuniária, suspensão condicional do processo, transações penais e acordos de não persecução.
Em seu discurso, o presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira, enalteceu o empenho das organizações e reafirmou o compromisso da Justiça catarinense com o bem-estar social. “Assim, de forma conjunta, promovemos a cidadania e construímos um caminho sólido em direção a uma sociedade mais justa e equitativa”.
A escolha das entidades é criteriosa e segue o estipulado na resolução. Elas apresentam uma série de informações – inclusive o plano de aplicação dos recursos – e se comprometem a elaborar relatórios de prestação de contas. Nesta edição, 183 associações se inscreveram.
Como representante das entidades contempladas, a médica Flávia Maria Zandavalle, vice-diretora clínica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, falou que “o PJSC+Social reflete, de maneira inequívoca, o comprometimento do Poder Judiciário em respaldar causas de elevada relevância”. O valor recebido pelo Hospital será destinado à compra de equipamentos para a unidade de oncologia.
O juiz-corregedor Marlon Negri, em nome da Corregedoria-Geral da Justiça, salientou que a escolha das 57 entidades reflete o compromisso de priorizar iniciativas capazes de gerar um impacto expressivo, duradouro e sustentável na sociedade. “Ao investir nestas organizações, o Tribunal de Justiça contribui para a edificação de alicerces sólidos para o futuro”.
Além dos já citados, compuseram a mesa o desembargador Getúlio Corrêa, 1º vice-presidente do TJ; desembargadora Rejane Andersen, 3ª vice-presidente do TJ, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Álvaro Pereira de Andrade, responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) e membro do Conselho Gestor da Conta Centralizada, promotora de Justiça Luciana Uller Marin, do MPSC, e Elson Otton, presidente Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
Transmitida ao vivo, a solenidade está disponível no canal do Poder Judiciário no Youtube.
Veja as entidades contempladas na região Sul:
Abrigo dos Velhinhos de Tubarão
Associação Casa Lar Especial Valentes de Davi, de Criciúma
Associação Beneficente Semeando Vida – Instituto Show de Bola, de Criciúma
Programa Institucional Aluno Aprendiz, de Treviso
Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller
APAE de Balneário Arroio do Silva
APAE de Sombrio
Associação Lar da Terceira Idade Rede Viva, de Criciúma
Conferência São José da Sociedade de São Vicente de Paulo, de Criciúma