Geral

Locomotiva Maria-fumaça restaurada deve chegar em Lauro Müller nesta quinta-feira

A responsabilidade pela operação de transporte será de uma empresa especializada em cargas especiais

Foto: Dvulgação

Lauro Müller se prepara para receber uma locomotiva do tipo Maria-Fumaça, que em breve fará parte do acervo do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro. A locomotiva a vapor, de modelo Santa Fé nº 207 e fabricada em 1949 na República Tcheca, possui 19,5 metros de comprimento e pesa 180 toneladas.

A doação desse equipamento foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com o objetivo de preservar a história de Lauro Müller, especialmente relacionada à economia do carvão, que é considerado a primeira riqueza do Município e continua sendo um importante impulsionador do desenvolvimento local. A locomotiva, após passar por uma reforma estrutural, com substituição de peças e pintura, se tornará parte integrante do patrimônio cultural da cidade, contribuindo para a preservação da tradição ferroviária e se configurando como um atrativo turístico.

A doação, avaliada em R$ 110 mil, foi realizada em conformidade com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Antes de ser exposta em frente à sede do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, a locomotiva passou por um processo de revitalização estrutural. O Município também está promovendo melhorias no entorno da antiga estação ferroviária para receber esse valioso acréscimo ao seu patrimônio histórico.

Nesta quarta-feira (10), em entrevista para a Rádio Cruz de Malta, a secretária de Turismo de Lauro Müller, Patrícia Pontaldi, anunciou que tudo está pronto para o transporte da locomotiva de Tubarão para Lauro Müller nesta quinta-feira (11). A responsabilidade pela operação de transporte será de uma empresa especializada em cargas especiais.

Notícias Relacionadas

Coopercocal realiza 1º torneio de Canastra Livre neste domingo

Fonógrafo: Início da Era da Gravação de Áudio

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de Golpe de Estado

Além de Bolsonaro, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o general Braga Netto

Água: O Tesouro Azul do Planeta Terra e o Nosso Bem Mais Precioso