Saúde

Santa Catarina amplia acesso ao tratamento de AVC no SUS

Agora, o procedimento de Trombectomia Mecânica, utilizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres em casos agudos, está disponível em todo o estado

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina anunciou a expansão do acesso ao tratamento emergencial para Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o procedimento de Trombectomia Mecânica, utilizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres em casos agudos, está disponível em todo o estado.

Anteriormente, a Trombectomia Mecânica era realizada pelo SUS apenas nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis. A inclusão desse tratamento no Plano da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Neurologia de Santa Catarina implica uma reorganização nos fluxos e serviços, permitindo que novos hospitais possam oferecer o procedimento.

De acordo com a SES, a intervenção é recomendada quando os sintomas surgem em uma janela crítica de oito a 24 horas.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destaca a importância dessa ampliação: “Estamos expandindo os serviços e facilitando o acesso a novos tratamentos pelo SUS em diferentes regiões do Estado. Dessa forma, descentralizamos os procedimentos e asseguramos uma assistência mais abrangente aos pacientes.”

O AVC, segundo o Ministério da Saúde, ocorre quando os vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, resultando na paralisia da área cerebral sem circulação sanguínea. É uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo, afetando mais frequentemente os homens. O diagnóstico e tratamento rápidos aumentam significativamente as chances de recuperação completa.

Sinais de alerta para o AVC incluem fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna, confusão mental, dificuldade de fala ou compreensão, perda repentina da visão, alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou mudança no andar, e dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente. Em caso de qualquer um desses sintomas, é recomendado ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU – 192), Bombeiros (193) ou encaminhar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada.

Notícias Relacionadas

“Carreta fantasma” causa acidente após sair sozinha de empresa na BR-376

Felizmente, não houve outros veículos envolvidos e ninguém se feriu.

Pastéis e Conflitos: A Peculiar Guerra de 1838 entre França e México

Município de Orleans dá inicio a programação de Natal; confira

A cidade repleta de encantamento, especialmente preparada para celebrar o espírito natalino com a comunidade e visitantes

Jovem é detido ao tentar furtar bebida alcoólica em supermercado de Criciúma

Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar.