Calor com sensação térmica de 40°C no Litoral Norte de Santa Catarina não tem previsão de trégua por conta de bloqueio que mantém massa de ar quente na região
O calor extremo dos últimos dias no Litoral Norte de Santa Catarina traz a sensação de que estamos em uma área bloqueada de ar e brisa fresca, entretanto, isso não é apenas uma impressão.
A onda de calor ocorre devido à atuação de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de novas frentes frias pelo Estado. Por isso, seguimos com dias consecutivos de calor intenso e clima mais abafado.
Todos os modelos apontam para chuva ocasional diária. Porém até essa quarta-feira (20) pela manhã isso não ocorreu no Litoral Norte de Santa Catarina.
Entre sábado (23) e domingo, está prevista pancadas de chuva com trovoada. Os modelos desta terça-feira apontam para chuva mais volumosa na segunda-feira (25), pela passagem de uma frente fria associada a áreas de instabilidade.
O calor continuará com máximas entre 30°C e 34°C. Sensação térmica acima dos 40°C em alguns dias, especialmente na sexta (22) e domingo. Desde o último domingo (17), as temperaturas máximas em Camboriú e Itajaí ficaram entre 30°C 31°C. É esperado uma queda nas temperaturas para a próxima semana.
O vento nordeste terá maior frequência até domingo. A intensidade das ondas ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas médias inferiores a 30 km/h. Rajadas pontuais acima dos 40 km/h.
Nas praias do Litoral Norte haverá o predomínio das ondas de leste. O tamanho ficará entre liso e meio metro. Uma ou outra praia com alguma variação na direção e tamanho das ondas.
Calor extremo requer cuidados redobrados com saúde
O calor extremo requer cuidados com a saúde e atenção redobrada com crianças, idosos e gestantes. A massa de ar quente pode provocar mal-estar, rápida desidratação, fadiga, enjoos e até tonturas.
Por isso, a orientação é que se consuma bastante água e mantenha os ambientes arejados. Durante a tarde, ocorre a elevação acentuada da temperatura e, por isso, a população deve reforçar os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde pública.
São estes: uso do protetor solar, evitar exercícios físicos no período mais crítico do dia -entre 10h e 16h-, além de consumir uma alta quantidade de líquidos para evitar a desidratação.
Em caso de emergência com a saúde, os moradores devem acionar o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) pelo número 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Com informações do ND+