A Casa Legislativa esteve lotada de cidadãos lauromüllenses, que prestigiaram o ato em apoio à iniciativa de autoria do vereador Lindomar Cataneo.
O jogador de futebol lauromüllense Eder Citadin Martins recebeu, dos vereadores de Lauro Müller, o título de cidadania benemérita. O título foi entregue durante sessão solene realizada na noite desta segunda-feira, dia 11. A Casa Legislativa esteve lotada de cidadãos lauromüllenses, que prestigiaram o ato em apoio à iniciativa. O deputado estadual Julio Garcia também participou da solenidade.
O vereador Lindomar Cataneo, que sugeriu tal honraria, falou sobre a importância do atleta para Lauro Müller. “São inúmeras as pessoas que você influencia e que se espelham em você, te tendo como ídolo e como uma pessoa de bom caráter. Em nome de toda sociedade lauromüllense, gratidão pro tudo aquilo que você representa para nós”.
Eder, por sua vez, se disse grato pelo reconhecimento. “Hoje passa um filme na minha cabeça. Receber essa homenagem é motivo de muito orgulho. Em todos os lugares em que estive – seja em São Paulo, na Itália, na China ou agora em Criciúma – carrego o nome de Lauro Müller com muito orgulho. É uma profissão que não é fácil, passei por muitas dificuldades, mas o apoio que recebi foi fundamental, principalmente no retorno à região”.
O jogador também recebeu uma Moção de Congratulações, cuja autoria foi dos vereadores Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan e Ricardo Fontanella, como reconhecimento pelo retorno ao time que o revelou, o Criciúma Esporte Clube, e pelas recentes conquistas de campeão catarinense 2023 e ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Confira o histórico de Eder Citadin:
Eder Citadin Martins nasceu em Lauro Müller no dia 15 de novembro de 1986. É um futebolista ítalo-brasileiro que atua como segundo atacante. Nasceu no Brasil, mas tem dupla nacionalidade, brasileira e italiana, porque seu bisavô Giovanni Battista Righetto nasceu em Nove, na província de Vicenza, e com apenas 13 anos de idade emigraram para o Brasil, no ano de 1891. A origem de seu nome é uma homenagem a Éder Aleixo de Assis, atacante da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 1982.
A ascensão de Eder no mundo do futebol ocorreu quando passou a atuar na Europa, sendo contratado por empréstimo pelo Frosinone após o Empoli contratá-lo junto ao clube do Criciúma. Em 2008, transferiu-se ao Frosinone para a disputa da série B da Itália. Na temporada 2009/2010, de volta ao Empoli, foi artilheiro na série B com 27 gols. Em 20 de agosto de 2010, Éder acertou sua ida para o Brescia por empréstimo para a temporada. Anotou apenas seis gols em 35 jogos e, no dia 13 de julho de 2011, foi vendido para o Cesena, onde permaneceu por uma temporada.
Em 2012, Eder fez parte do elenco da Sampdoria, ajudando a levar o time genovês ao retorno para Série A, além de se tornar ídolo do clube, jogando 136 partidas e marcando 49 gols. Sua boa atuação na Sampdoria despertou interesse da Inter de Milão, time para o qual atuou em duas temporadas. O bom momento de Eder atraiu o olhar e interesse do técnico Antonio Conte, da Seleção Italiana de Futebol, que o convocou para o jogo contra a Bulgária, no dia 28 de março de 2015, em partida válida pelas Qualificações para a Eurocopa 2016. Nesse jogo, Eder marcou um dos gols do empate em 2–2.
Sua boa atuação lhe rendeu convocação por Antonio Conte para a disputa da UEFA Euro 2016. Fez seis gols em sua passagem pela Seleção da Itália, sendo o mais importante deles o marcado na vitória sobre a Suécia, que garantiu a passagem da Itália para as oitavas da Euro. No dia 2 de novembro de 2017, renovou seu contrato com a Inter até 2021. Ao sair da Inter, Eder entrou no top 10 de brasileiros com mais gols na história do Campeonato Italiano, com 60 gols, ficando em 9° lugar. Em 13 de julho de 2018, acertou sua ida para o futebol chinês, sendo contratado pelo Jiangsu Suning, assinando por três anos.
Em 26 de março de 2021, foi anunciado seu acerto com o São Paulo por dois anos. Eder conviveu muito com lesões na temporada 2021 e não acabou fazendo muitas partidas pelo tricolor, marcando apenas 5 gols na temporada. Em 14 de novembro de 2022, após o término da temporada, o São Paulo anunciou a saída de Eder, que não teve seu contrato renovado. No total, disputou 75 partidas e marcou onze gols com a camisa tricolor. Já em fim de carreira, com 36 anos de idade, Eder decidiu voltar ao time que o revelou para o mundo do futebol, o Criciúma Esporte Clube. Sua apresentação, que incluiu noite de autógrafos, ocorreu no dia 23 de janeiro de 2023.
Ao longo de sua carreira, por todos os times pelos quais atuou, Eder sempre fez questão de valorizar sua origem, enaltecendo em suas entrevistas o nome de Lauro Müller, sua terra natal. Por tudo o que representa para o mundo do futebol, especialmente para o povo lauromüllense, o Poder Legislativo tem o enorme prazer em felicitar e conceder a Eder Citadin Martins a presente Moção de Congratulações”.