Votação ocorreu nessa terça-feira, 5; agora, pauta segue para sanção do prefeito Clésio Salvaro
O x-salada deve ganhar um título inusitado nos próximos dias em Criciúma. A Câmara de Vereadores votou a favor do Projeto de Lei Nº 102/2023, que torna o lanche patrimônio cultural imaterial no município. A votação aconteceu na noite dessa terça-feira, 5.
O PL foi apresentado pelo vereador Zairo Casagrande (PDT) e prevê que o x-salada seja considerado comida típica de Criciúma. Caso seja aprovado pelo Executivo, o projeto visa a realização de atividades gastronômicas direcionadas ao costume local dos consumidores e dos empreendedores.
Na justificativa sobre a importância do projeto, o vereador proponente afirma que há, em Criciúma, cerca de 60 lanchonetes que vendem x-salada. Ele ainda ressalta que, durante um fim de semana, um dos restaurantes vendeu mais de duas mil unidades do lanche.
Após aprovação por unanimidade pela Câmara de Vereadores, a pauta segue para sanção do prefeito Clésio Salvaro. Apenas três votos não foram contabilizados; dois parlamentares estiveram ausentes na Sessão Ordinária desta terça-feira e o presidente da Casa, Salésio Lima (PSD), que não vota.
O que é um patrimônio imaterial?
Práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas podem ser consideradas como patrimônio cultural imaterial, além de instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados e que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante.
Com informações ND+