O Vale do Itajaí foi o mais afetado. A Defesa Civil aconselhada a tomar precauções contra o calor extremo
Neste sábado, 2, Santa Catarina enfrentou uma onda de calor extraordinária, com Indaial registrando a maior sensação térmica do país, atingindo impressionantes 47°C.
Cidades com sensação térmica elevada
O Vale do Itajaí foi particularmente afetado, com cidades como Apiuna, Ascurra, Corupa, Gaspar, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó alcançando sensações térmicas de até 46°C.
O dia foi marcado por temperaturas elevadas em todo o Estado, com máximas oficias entre 35°C e 39°C. Essas condições extremas não são apenas desconfortáveis, mas também representam um risco para a saúde.
Além disso, a combinação de calor intenso e umidade tem favorecido o desenvolvimento de temporais isolados em diversas regiões. Apesar disto, a Defesa Civil afirma que o risco de ocorrências é baixo.
Previsão para domingo
No domingo (3), a onda de calor deve persistir, intensificada pela formação de uma frente fria. Este fenômeno está reforçando as instabilidades atmosféricas, elevando a probabilidade de temporais.
A Defesa Civil alerta para chuva intensa e volumosa no domingo, com risco moderado a alto de ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.
As áreas mais afetadas incluem o Grande Oeste, os Planaltos e o Alto Vale do Itajaí. A Defesa Civil aconselhada a tomar precauções contra o calor extremo.
Com informações ND+