Poder Legislativo

Projeto de Lei que permite caça de javali é aprovado na Alesc

O texto que prevê a possibilidade de controle populacional e manejo do javali foi aprovado em Plenário na Alesc e agora segue para a sansão do Governo do Estado

Foto: Ilustrativa

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o Projeto de Lei que trata sobre a caça e o controle populacional do javali-europeu no Estado. O texto agora deve seguir para a sansão do governador.

O texto, que foi aprovado em Plenário por maioria, estipula regras para o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento.

Conforme o autor da proposta, deputado Lucas Neves (Podemos), o controle poderá ser feito por meio de caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo órgão ambiental competente. As ações tem como objetivo minimizar os impactos ambientais e e os efeitos nocivos à saúde pública.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Em sessão Plenária na última terça-feira, 21, o parlamentar defendeu a proposta e apresentou dados alarmantes sobre a superpopulação do javali-europeu em Santa Catarina.

“Estima-se que haja uma população de 200 mil javalis no Estado, que causam estragos em lavouras, rebanhos e ameaçam a biodiversidade local”, disse, informando que se nada for feito, em um ano, essa população chegará a um milhão. “É uma situação que está trazendo temor para o campo”, disse Lucas Neves.

Javalis causam prejuízos grandes em lavouras de Santa Catarina

Além disso, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, José Walter Dresch, destaca a importância de aprovar o projeto. De olho nos grandes prejuízos causados em lavouras e os riscos sanitários, Dresch aponta que esta decisão atende aos anseios dos agricultores.

“É um anseio dos agricultores a possibilidade de abater esses animais. O javali é uma espécie invasora que se reproduz de uma maneira sem controle, ameaça o plantel suíno catarinense e promove estragos de grande monta nas lavouras do Estado”, pontua.

Para o representante, o texto é bem-vindo desde que o manejo e o controle sejam feitos de maneira correta e com pessoal capacitado para a execução. Ainda, Dresch ressalta que o Projeto de Lei, se aprovado, trará benefício e segurança para a agricultura de Santa Catarina.

Cabe ressalta que o texto ainda estabelece que os caçadores deverão ter autorização do proprietário da terra para fazer o abate dos javalis.

Invasão de javalis em SC

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Os javalis são nativos da Europa, Ásia e norte da África. A inserção deles no Brasil se deu a partir “de populações introduzidas no Uruguai na década de 1970 para fins de caça e de criação para produção de carne”, destaca o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

No Estado, a espécie tem facilidade de adaptação, se reproduz descontroladamente e não tem predadores naturais. O cenário tornou a espécie uma das principais responsáveis por destruir milharais e vegetação, além de expulsar espécies nativas do território inserido.

A criação da espécie em Santa Catarina é proibida pela legislação sanitária, haja vista o alto risco de contaminação dos porcos por doenças graves, a exemplo da peste suína clássica, febre aftosa e peste suína africana.

Com informação ND+

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Royalties do petróleo: STF reconhece que IBGE usou critérios ilegais para traçar a projeção marítima da costa de SC

Desde a década de 1990, diferentes procuradores do Estado atuaram no processo, além de servidores da própria PGE e de outros órgãos públicos estaduais, o que evidencia um trabalho coletivo que vai beneficiar todos os catarinenses.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.