De acordo com a Defesa Civil do Estado, chuva intensa é esperada para a maioria das regiões
A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou novo alerta no boletim com a previsão para esta semana. De acordo com o órgão, após os estragos causados pela força da água, são esperadas mais chuvas para todo Estado.
Na terça-feira (21), a madrugada e a manhã terão formação de nevoeiros do Meio-Oeste ao litoral. Ao longo do dia, o céu intercala momentos de nuvens e aparições do sol.
Contudo, a tarde e a noite trazem uma reviravolta. O cenário muda com pancadas de chuva e temporais isolados. São previstas rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais.
A área mais afetada pelas chuvas abrange do Extremo Oeste ao Litoral Sul, uma coreografia climática intensificada pelo forte calor e a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul.
As temperaturas, por sua vez, serão de mínimas que variam entre 12°C e 16°C nos planaltos, entre 20°C e 24°C no Oeste e Extremo Oeste, e marcação entre 15°C e 21°C no restante do estado.
As máximas variam entre 26°C e 31°C no Planalto Sul, Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, e atingem entre 30°C e 35°C nas demais regiões.
Frente fria e chuva
Na quarta-feira (22), a frente fria avança pelo Estado associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões.
As pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, já iniciam no período da manhã pelas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, indo em direção às demais áreas ao longo da tarde.
À tarde, as temperaturas máximas variam entre 25°C e 28°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões.
Ao longo da quinta-feira (23) a frente fria avança por Santa Catarina associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões.
De acordo com a Defesa Civil, em alguns momentos a chuva pode cair de forma intensa, acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo.
Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (24), o sistema convectivo segue atuando provocando chuva no Grande Oeste e do Centro ao Norte do Estado, mas com o afastamento da frente e a entrada de um sistema de alta pressão na sua retaguarda, o tempo estabiliza em todas as regiões e a chuva para entre a tarde e à noite.
Com informações ND+