Já foram mobilizados 656 bombeiros, 188 viaturas, 19 equipes de Forças-Tarefa, 13 batalhões, 3 caminhões e 2 helicópteros
Santa Catarina enfrenta uma situação calamitosa: águas violentas arrastando carros, pessoas ilhadas em telhados, ventos fortes arrasando casas e deslizamentos de terra ameaçando motoristas.
Neste cenário, o Corpo de Bombeiros (CBMSC) atua incansavelmente para responder todas as emergências. Desde a última quinta-feira (16), o CBMSC registrou 1.367 ocorrências até a tarde de sábado.
O Alto Vale do Itajaí é uma das regiões mais atingidas, com 812 chamados. Mas os estragos se estendem por todo o Estado, afetando um total de 105 municípios.
Veja os vídeos:
Equipes de resgate
Para enfrentar esta situação crítica, o CBMSC realiza um esforço contínuo com equipes em revezamento. Até agora, foram mobilizadas 656 bombeiros, 188 viaturas e 19 equipes de Forças-Tarefa (FT).
Estas equipes, especializadas em resgates e operações de emergência, estão equipadas com embarcações, três caminhões de Força-Tarefa e o helicóptero Arcanjo 01 e 03.
A gravidade da situação levou à criação de uma sala de situação em Florianópolis, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), que funciona 24 horas por dia para coordenar as operações.
Apesar de uma ligeira amenização das chuvas, os estragos continuam extensos, ao menos 13 trechos de rodovias com interdição total, mais de 66 mil unidades estão sem luz e inúmeras pessoas desabrigadas.
Com informações ND+