Granizo, chuva forte e vendaval são previstos para Santa Catarina para os próximos dias, de acordo com a Defesa Civil
O combo meteorológico unindo fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica deve continuar com a “enxurrada” de estragos em Santa Catarina para os próximos dias.
A previsão é da Defesa Civil do Estado, que afirma que pelo menos até este sábado (18) as chuvas devem continuar na maioria das regiões.
De acordo com um alerta emitido pela pasta, são previstos raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e enxurradas pontuais.
Ainda segundo a Defesa Civil, são esperados acumulados de chuva entre 200 a 250 mm no Planalto Sul e Litoral Sul principalmente. No Grande Oeste, região da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, os volumes de chuva variam entre 150 a 200 mm.
Nas demais regiões do estado, os acumulados esperados estão entre 60 a 120 mm especialmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, que podem ultrapassar essa média.
Acumulados de chuva
Nas últimas 12h o município que mais sofreu com as chuvas foi Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Por lá, segundo a Defesa Civil já choveu 58.2 mm. Em seguida vem a cidade de Atalanta, também no Alto Vale, com 52 mm de chuva acumulados nas últimas 12h.
Em Erval Velho, no Oeste Catarinense, a chuva foi tanta que a rua virou um verdadeiro “rio” a céu aberto.
Os próximos dias
De acordo com a previsão da Defesa Civil, nesta sexta-feira (17), a chuva deve continuar no Estado.
A pasta prevê chuvas intensas, ventos robustos e eventual queda de granizo, em todas as regiões de Santa Catarina, com destaque para o Grande Oeste.
O risco é avaliado como moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
No sábado (18) a formação de uma nova frente fria no oceano, aliada a áreas de baixa pressão e ao fluxo contínuo de calor e umidade da região amazônica, continua trazendo chuvas para Santa Catarina.
Segundo a Defesa Civil, a precipitação se concentra nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, enquanto tempestades podem ocorrer em todo o estado.
O risco é considerado moderado a alto para eventos como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Entre o domingo (19) e a segunda-feira (20), uma área de alta pressão avança sobre Santa Catarina o e tempo finalmente deve “limpar”. Isso porque essa área de alta pressão favorece o tempo firme com variação de nuvens no estado.
As manhãs passam a apresentar temperaturas mais amenas comparado aos dias anteriores, com mínimas entre 8°C e 14°C nos planaltos e regiões serranas.
Enxurrada de destruição
Oeste
Após intensas chuvas durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (16), o município de Concórdia, localizado no Oeste de Santa Catarina, decidiu cancelar as aulas.
De acordo com a Defesa Civil, registrou-se um acumulado de 140 mm de chuva nas últimas 72 horas, com tempestades ocorrendo às 1h20 e às 4h40 desta madrugada.
A administração de Concórdia optou por suspender as aulas em função do volume significativo de chuva.
Em Barra Bonita e Guaraciaba, no Oeste, lonas foram entregues para auxiliar moradores impactados pelos eventos climáticos. Já a cidade de Maravilha registrou a queda de árvores na zona rural do município.
Em Seara, os bombeiros responderam a chamados às 5h desta quinta-feira para realizar o corte de árvores e a limpeza da SC-283, que ficou interditada após o temporal. Além disso, as equipes atenderam ocorrências em São Miguel do Oeste e Descanso.
Com informações do ND+