Trânsito

Propostas de melhorias na mobilidade urbana de Içara são apresentadas em audiência

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

Em audiência pública realizada na noite dessa quinta-feira (7), no auditório da Cooperaliança, o Governo de Içara lançou o Plano Diretor de Mobilidade Urbana da cidade. Com base em estudos iniciados da malha viária, também foi apresentado no evento propostas, como a reestruturação da Rua Procópio Lima, com a criação de um anel viário central entre as ruas Vitória, Ipiranga, Marcos Rovaris e Egílio Carlos Colonetti e a alteração do sentido de algumas vias. Ainda a regulamentação do serviço de carga e descarga no perímetro central, para adequar à logística e melhorar o tráfego no centro urbano que hoje é caótico.

A proposta de criar o anel viário central tem por objetivo estruturar e organizar os fluxos, reduzir os conflitos de travessias e cruzamentos, como também ativar o semáforo da Procópio Lima com Rua Vitória em três tempos veiculares, mais um para travessia de pedestres. Entre a alteração do sentido das vias, a sugestão é de que a Rua Marcos Rovaris  seja sentido único em direção a SC-445, no trecho entre a Rua Ipiranga e  Egílio Carlos Colonetti. Mudança esta também na Rua Vitória em direção a Rua Sete de Setembro, no trecho entre a Rua Egílio Carlos Colonetti e Ipiranga que teria seu sentido de circulação modificado. O estudo ainda propõe a retirada dos estacionamentos de algumas vias da área central da cidade e a criação de faixas de rolamento, permitindo assim, fluxos livres em determinados cruzamentos, implantando o Sistema de Estacionamento Rotativo.

Para o prefeito e o vice de Içara, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin, pequenas intervenções promoverão melhoria na mobilidade urbana da cidade. “Hoje são 77 veículos para 100 habitantes. É uma preocupação que as intermodais se comuniquem, dando prioridade aos que tem menos força, seguindo pelo pedestre, ciclista… Faz anos que se promove intervenção na área central de Içara. As discussões se iniciam hoje (quinta-feira) ”, comentou. “É importante à participação da população nestas mudanças. O governo de Içara quer ouvir as sugestões e opiniões dos içarenses”, disse Sandro.

As propostas foram apresentadas pelo arquiteto e urbanista, Roberto de Oliveira Cabral, que realiza os estudos de mobilidade urbana, supervisionados pela Secretaria de Planejamento. “A malha viária de Içara é regular e permite a organização fácil dos fluxos. Com a distribuição pelas demais vias de maneira mais lógica e com menos conflitos, obviamente que a fluidez aumentará”, afirmou o arquiteto e urbanista. A pesquisa iniciou com a contagem e classificação de tráfego e segue na fase de investigação da origem e do destino. A elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana está dividida em quatro etapas.

Na audiência houve espaço para todos questionarem e apresentarem suas sugestões. Marcaram presença, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades sociais, empresários e a população em geral.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Imprensa PMI