Mês de outubro fechou com os números mais baixos dos últimos três anos; saiba como e quem pode doar
O Banco de Leite Dr. Dino Gorini, localizado no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, está precisando de novas doadoras. Segundo a instituição, o mês de outubro fechou com 11 mães cadastradas para doação – o menor número dos últimos três anos.
Banco de Leite atendeu 15 bebês em outubro
A doação de leite materno, pelas suas características e nutrientes, é essencial para os bebês prematuros ou na UTI do hospital. No mês passado, somente 15 bebês puderam ser beneficiados pelo líquido – os demais foram atendidos pelas fórmulas.
“Ao chegar o fim do ano, calor, verão, bebê mamar mais, a mãe diminui a produção… O nosso estoque reduz. Hoje, temos 13,4 litros e nove bebês recebendo esse leite pasteurizado. A gente faz esse chamado para não deixar zerar e que possamos suprir a demanda”, afirma a coordenadora do Banco de Leite de Criciúma, Hariele Teixeira Barcelos.
Em setembro, o banco de leite estava com 51 doadoras cadastradas, com 37 crianças beneficiadas e 57,4 litros de leite distribuídos. Em outubro, apenas 22,2 litros puderam ser fornecidos às crianças.
Saiba como se cadastrar
Para se cadastrar ou obter mais informações, basta entrar em contato com a equipe do Banco de Leite pelo WhatsApp 99129-7074 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleitecriciuma.
Uma avaliação com exames deve apontar se a mãe está apta para doar. “Ela faz a doação no próprio domicílio. Nós entregamos frascos estéreis para a lactante guardar o leite no congelador e, depois, buscamos também”, finaliza a coordenadora.
Com informações do ND+