Temperaturas mínimas podem se aproximar de 0°C em cidades da Serra catarinense; veja previsão para este domingo (5) e segunda-feira (6)
O tempo em Santa Catarina deve mudar com a chegada de uma massa de ar frio no Sul do Brasil. O fenômeno vai causar geada e queda nas temperaturas. Em locais como a Serra catarinense, por exemplo, a previsão é de que os termômetros registrem 0°C.
Segundo o meteorologista do MetSul Luiz Nachtigall, a massa de ar frio vai trazer “temperatura baixa para esta época do ano e vento frio com sensação térmica muito abaixo do que é comum para o mês de novembro”, explica.
Apesar da temperatura baixa, o sol deve predominar no céu catarinense durante este domingo (5). Isso acontece devido a influência de um sistema de alta pressão, explica a meteorologista da Defesa Civil Ana Luiza Dors Wilke. Ainda assim, por conta das chuvas dos últimos dias, o risco para deslizamentos é de alto para moderado.
Enquanto a temperatura pode chegar a 0°C na Serra durante o início da manhã, os termômetros oscilam entre 3 e 7 °C entre os planaltos, variam entre 10 e 16°C no litoral marcam entre 6 e 10°C nas demais áreas. À tarde as máximas variam entre 22 e 27°C no Grande Oeste e marcam entre 17 e 24°C no restante do estado.
Tempo na segunda-feira (6)
A semana começa com a formação de nevoeiros pelo estado e variação de nuvens dos planaltos ao litoral. Ao longo da manhã, o sol toma lugar e predomina todas as regiões ao longo do período, aponta previsão da Defesa Civil. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.
As mínimas variam entre 7 e 12°C do Meio-Oeste aos planaltos e oscilam entre 15 e 20°C no Oeste, Extremo Oeste e litoral. O clima frio começa a se dissipar em algumas localidades e as máximas podem marcar entre 24 e 30°C no Grande Oeste e variam entre 21 e 24°C nas outras regiões.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a deslizamentos devido ao encharcamento do solo.
Com informações ND+