As tempestades em Santa Catarina devem se iniciar nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, decorrente do ciclone extratropical
O feriado de Dia de Finados, nesta quinta-feira (1°), começa com pancadas de chuvas e trovoadas no Grande Oeste, que devem se espalhar por todas as regiões de Santa Catarina no decorrer do dia.
À noite, as instabilidades ganham reforço devido ao processo de formação de um ciclone extratropical, que, segundo o meteorologista Piter Scheuer, está associada à frente fria, mas não terá muito impacto no Litoral.
Segundo a Defesa Civil, a frente fria avança mais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que provocará raios, rajadas de ventos, eventual queda de granizo, alagamentos e risco de enxurradas. E o risco associado às tempestades é de moderado a muito alto.
Pós feriado com passagem de frente fria e ciclone
Na sexta-feira (3), a passagem da frente fria e a atuação do ciclone extratropical no mar deve seguir entre o Uruguai e a costa do Rio Grande do Sul.
A chuva se intensifica em todo o estado, vindo de forma intensa e volumosa, com risco alto para ocorrências associadas a alagamento, enxurradas e ventos fortes, segundo a Defesa Civil.
Já no sábado (4), o dia fica predominantemente ensolarado e apresenta variação de nuvens nas áreas da metade Norte do Estado e com maior cobertura de nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
No final de semana, o risco segue alto para as ocorrências relacionadas às chuvas, devido aos fenômenos dos dias anteriores e a influência do ciclone extratropical.
Por que os problemas climáticos ocorrem?
Os temporais ocorrem por causa da formação de um sistema de baixa pressão na sexta-feira, segundo Scheuer. O meteorologista afirma que os ventos serão fortes acima dos 80 até 100 km/h.
Esse fenômeno é mais benéfico do que maléfico, conforme o meteorologista. Isso porque ocorre a eliminação de todo o ar úmido e, como consequência, o fim de semana contará com aquele friozinho agradável.
Com informações ND+