Novembro e dezembro devem ter chuva acima da média climatológica em SC; precipitação deve ser frequente e com predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias
Quem mora em Santa Catarina parece estar cansado de tanta chuva. Mas ao que tudo indica, até dezembro os temporais não devem dar trégua no Estado, uma vez que o predomínio será de dias chuvosos e nebulosos até o fim do ano. Em dezembro, os acumulados das chuvas de verão podem registrar cerca de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e do Extremo Oeste ao Litoral Norte. As demais regiões devem ter volumes entre 130 a 150 mm, segundo a Epagri Ciram.
O fenômeno acontece por causa do El Ñino, caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, especialmente na sua porção centro-sul, nas proximidades do litoral do Peru.
Ainda na primavera, os episódios de chuvas ocorrem associados na passagem de frentes frias ou influência dos sistemas de baixa pressão e dos SCM (Sistemas Convectivos de Mesoescala). Isso provoca chuvas intensas nas regiões do Estado.
Dezembro terá Sistemas Convectivos de Mesoescala
Segundo a Epagri Ciram, na segunda quinzena de novembro este processo de SCM se inicia e, com isso, as pancadas de chuvas de verão serão mais frequentes em dezembro.
A Epagri Ciram afirma ainda que a ocorrência de ciclones extratropicais registrados no litoral Sul do Brasil durante outubro, devem diminuir em novembro e dezembro.
Com informações do ND+