Iniciativa que visa a formação de jovens lideranças iniciou nesta quarta-feira, dia 18, no auditório da cooperativa, em Lauro Müller.
O primeiro encontro do Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses, promovido pela COOPERMILA, foi realizado nesta quarta-feira, dia 18. Com o intuito de formar lideranças jovens e conscientizar a respeito do cooperativismo, a iniciativa está em sua primeira edição e atende a 79 participantes. Ao total, ocorrerão quatro encontros e, para a conclusão, será realizada uma cerimônia de formatura com a entrega de certificado.
“É uma grande honra e alegria estarmos proporcionando este programa. Agradecemos às diretoras das escolas por aceitar o desafio de lotar o auditório da COOPERMILA de jovens estudantes. Também agradeço à diretoria e à equipe de colaboradores da cooperativa por abraçar esta iniciativa audaciosa com tanto empenho. Temos certeza que, assim como o Programa Mulheres Cooperativistas, este projeto será um sucesso e trará muitos reflexos positivos. Com certeza, teremos outras edições destes programas”, declarou o presidente Alcimar De Brida.
Os participantes são alunos das Escolas de Educação Básica Walter Holthausen e Engº Ernani Cotrin, ambas situadas em Lauro Müller. “Consideramos o convite da COOPERMILA muito importante, pois acreditamos que é uma oportunidade para levá-los a refletir e incentivar que eles sejam mais dedicados, empreendedores, proativos e cooperativos”, avaliou a diretora Roseli Hoffman, da EEB Walter Holthausen.
“Agradeço pela oportunidade dada aos nossos jovens de sonhar mais. É uma forma de mostrar que eles podem ir além, desde que se dediquem para isso. Afinal, o sucesso deles depende de suas escolhas no presente”, complementou a diretora Rejane Pereira dos Santos, da EEB Engº Ernani Cotrin.
O primeiro encontro foi voltado para a sensibilização, tendo como tema “Juventude Cooperativista e Transformadora e Educação”, com o professor, filósofo, psicanalista e especialista em saúde mental, Renato Oliveira. O professor voltará para o segundo encontro, no dia 26 de outubro, e falará sobre “Educação cooperativista e liderança juvenil”.
O professor explica sobre a principal mensagem deixada aos jovens. “Oportunidade tem a palavra de porto em sua origem. Os primeiros navegadores, quando chegavam aos portos, tinham a oportunidade de conhecer novas culturas, novos lugares e fazer seu comércio. Porém, é o navio que vai até o porto e não o contrário. A maior parte das pessoas que reclamam da falta de oportunidade são acomodadas. Por isso, o trabalho com os jovens destaca a responsabilidade de cada um de ser protagonista e fazer uma vida e uma sociedade melhor”.
O terceiro e o quarto encontro, nos dias 6 e 14 de novembro, serão conduzidos pela psicóloga Andréia Cunha, que trabalhará os temas “Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar” e “Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida”. Os encontros são realizados no auditório da COOPERMILA. A iniciativa é fruto de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC).