Geral

Em Orleans, famílias perdem casas, pontes são interditadas e alagamentos e deslizamentos são registrados

Situação é crítica na cidade, onde estradas e pontes foram danificadas; diversas famílias tiveram prejuízos; e alguns bairros e localidades estão sem acesso.

Casa é arrastada pelo rio em Orleans

Família criou campanha on-line para ajudar a reconstruir a casa – Foto: Reprodução

Orleans enfrenta, neste sábado, dia 7, um dos maiores desastres ocasionados por eventos climáticos de sua história. A chuva intensa que atinge a região fez com que o nível do rio aumentasse consideravelmente, arrastando, inclusive, duas residências e interditando pontes.

Os dois imóveis ficavam situados às margens do rio, no bairro Coloninha. Uma edificação de madeira foi completamente arrastada pela força da água e o outro imóvel, de alvenaria, desmoronou parcialmente. Conforme informações da Administração Municipal de Orleans, não houve feridos.

Pessoas próximas a uma das famílias criou uma campanha on-line de arrecadação e solicita apoio para reconstrução do imóvel. Os interessados em colaborar podem acessar este link.

A principal ponte de Orleans, situada na SC-108, bairro Conde D’Eu, que dá acesso às cidades de Urussanga, São Ludgero e Lauro Müller, foi interditada após o nível do rio subir a ponto de a água passar por cima da ponte, oferecendo risco. Porém, foi liberada por volta das 12h30min. A ponte situada no distrito de Pindotiba segue interditada. A ponte no bairro Coloninha está liberada.

Ponte situada no distrito de Pindotiba, em Orleans – Foto: Divulgação

Em diversos pontos da cidade, houve alagamentos e deslizamentos de terra. A rodovia Serramar, entre Orleans e Pedras Grandes, chegou a ser interditada após registro de queda de barreira. Porém, a equipe da Prefeitura já providenciou a desobstrução da via. Algumas localidades ficaram sem acesso, tais como Ponte Preta e Rio Minador. Os órgãos públicos ainda não divulgaram dados oficiais que informem todos os estragos causados pela chuva.

Rodovia Serramar, entre Orleans e Pedras Grandes:

O Corpo de Bombeiros de Orleans apresentou as ocorrências atendidas até as 8 horas de hoje. Na SC-390, no bairro Otávio Dalazen, os socorristas fizeram a retirada de duas pessoas em uma residência que estava com risco iminente de alagamento e com área sujeita a deslizamento abaixo do imóvel. Além dos resgates, averiguações foram feitas e orientações foram repassadas aos moradores em áreas de risco.

O Serviço Social e Habitação de Orleans deixou o Centro de Convivência da Terceira Idade de Orleans à disposição para aqueles que necessitam de abrigo. No local, estão sendo disponibilizados alimentação, colchões e toda estrutura necessária para auxiliar a população neste momento. Os números de contato para situações de emergência são: Defesa Civil (48) 3886-0163, Samu 192, Polícia Militar 190 e Polícia Civil 197.

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.