Batizada de Vovolei, a atividade adapta a prática esportiva do voleibol para pessoas idosas e oportuniza a vivência esportiva
Os acadêmicos da 6ª fase de Educação Física do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) aplicaram essa semana um projeto de Extensão que promove a saúde e o lazer ativo com idosos. Batizada de Vovolei, a atividade adapta a prática esportiva do voleibol para pessoas idosas e oportuniza a vivência esportiva. A atividade foi realizada esta semana, no Ginásio do Alto Paraná, com idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos de Orleans.
A atividade proporciona aos acadêmicos relacionar a teoria com a prática e incentivar a prática do voleibol adaptado para pessoas na terceira idade. Conforme o professor da disciplina Psicologia da Educação Física e do Esporte, Rodrigo Moraes Kruel, essas ações atuam sobre os fatores que influenciam a saúde e qualidade de vida de todos. “Estudos evidenciam que o exercício físico, pode minimizar efeitos fisiológicos e a progressão de doenças crônicas tão comuns em idosos, além de benefícios psicológicos e cognitivos”, afirma o professor.
No roteiro da noite com os idosos foi feito o acolhimento; uma dinâmica com balões; o contato com bolas de vôlei; jogo inicial; jogo valendo medalhas e um lanche compartilhado. Nesta edição do Vovolei, contou com a parceria da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Orleans, que disponibilizou toda a logística para que os idosos participassem de forma ativa do projeto.
Frutos do Projeto
Conforme o professor Rodrigo, o Projeto de Extensão Vovolei já beneficiou muitos idosos da região e muitas cidades tornaram a prática do Voleibol adaptado como atividade física. É o exemplo de Lauro Muller, onde uma equipe foi formada e busca rotina de atleta aos participantes, que tem treinos duas vezes por semana, e um equipe que participa de campeonatos, organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).