Volumes de chuva previstos alertam para enxurradas, deslizamentos e alagamentos em todo Estado

Vários municípios de SC já sofrem com as fortes chuvas – Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/Divulgação
A passagem de uma frente fria por Santa Catarina, combinada com um sistema de baixa pressão no Paraguai, mantém o tempo instável com chuva persistente em todas as regiões do estado. os níveis dos rios na região do Alto Vale do Itajaí subiram rapidamente e, às 8h, foram fechadas as comportas das Barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga), quando o nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul atingiu os 4 metros. Muitas cidades registraram alagamentos.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, ainda nesta quarta-feira, 4, são esperados volumes médios entre 60 e 90mm com pontuais que podem superar 100mm, sobretudo nas áreas em laranja do mapa, que incluem parte da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Oeste. Nestas regiões o risco é alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Nas áreas em amarelo o risco é moderado.
Ainda conforme a Defesa Civil, apesar de enfraquecer nesta quinta-feira, 5, entre a sexta-feira, 6, e o domingo, 8, as instabilidades voltam a ganhar força em SC, com chuva mais persistente no fim de semana e com acumulados elevados acima de 100 mm. Por conta dos altos volumes de chuva previstos combinados ao solo encharcado e os níveis dos rios mais elevados, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais. Entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, também há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.
“Fique em casa no final de semana”
De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, da ClimaTerra, “nenhuma região ficará imune” aos altos volumes de chuva que devem atingir SC a partir de sexta-feira, 6. Em seu boletim diário do tempo, o meteorologista afirmou que não apenas o Vale do Itajaí, mas todas as regiões do estado terão muitos transtornos com as fortes chuvas.
“Fique em casa no fim de semana”, alertou Coutinho, que já fez oito alertas só esta semana sobre os riscos trazidos com as fortes chuvas. Questionado sobre quais as regiões com maiores riscos de alagamentos, o meteorologista afirmou que os volumes serão exagerados e devem afetar todas as cidades ‘que têm rio’. “Vale do Araranguá, Vale do Rio Tubarão, todas”, alertou.
Coutinho ainda prevê que os primeiros 15 dias de outubro serão muito chuvosos. “Não sei se da mesma forma, mas a primeira quinzena de outubro em SC deve ser parecida com o que aconteceu no Rio Grande do Sul.
Por Simone Costa/Sulinfoco
VEJA TAMBÉM
Defesa Civil diz que Rio Tubarão suporta volume de chuvas, mas alerta para afluentes
Presos são transferidos de Tubarão por risco de alagamento em presídio
Braço do Norte realiza limpeza de córregos para prevenção de cheias