Pancadas de chuva e temporais, que podem vir acompanhados de descargas elétricas e queda de granizo, devem marcar o início da semana.
Durante os próximos dias, Santa Catarina apresentará alto nível de instabilidade no tempo e variações de temperaturas, que podem bater 0ºC. Pancadas de chuva e temporais acompanhados de descargas elétricas, além de possível queda de granizo, também estão na previsão para os próximos dias.
No decorrer deste sábado, 30, devido a uma área de baixa pressão atmosférica durante o dia e a passagem de uma frente fria durante a noite, o tempo passou a ficar instável, com chuvas persistentes. Neste domingo, 1º, o tempo continua instável com chuvas fortes e temporais isolados, especialmente em áreas do Leste e Norte do estado.
Entre a tarde e a noite, uma massa de ar seco avança a partir do RS, favorecendo o retorno gradativo do tempo seco, com quedas de temperatura. As temperaturas mínimas variam entre 14 e 19°C no Vale do Itajaí, no Planalto Norte e nas áreas litorâneas, e oscilam entre 11 e 15°C no restante do estado. As máximas variam entre 22 e 26°C no Extremo Oeste e no Oeste, e marcam entre 13 e 22°C nas outras áreas.
Como fica o tempo na segunda, terça e quarta-feira em SC
Durante a segunda-feira, 2, o sol voltará a surgir entre poucas nuvens no Grande Oeste e no Planalto Sul. Devido à umidade vinda do oceano, o dia no Litoral, Vale do Itajaí e no Planalto Norte terá maior quantidade de nuvens e chance de chuva fraca a partir da tarde.
No amanhecer, as temperaturas ficam congelantes, as mínimas variam entre 0 e 7°C nos pontos mais altos do Planalto Sul, marcam entre 6 e 13°C no Oeste, Extremo Oeste, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana e variam entre 13 e 17°C nas outras regiões.
À tarde, o calor volta com as máximas ficando entre 25 e 30°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e variam entre 17 e 25°C no restante do estado. Entre a tarde e à noite de terça-feira, 3, a aproximação de instabilidades combinadas ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, contribuem para pancadas de chuva e de temporais que podem vir acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes rajadas de vento e de chuva intensa, que iniciam pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o RS.
Na madrugada da quarta-feira, 4, as instabilidades aumentam, seguindo em direção ao Centro e Leste do estado, causando temporais em todas as áreas.
Com informações do site ND+