Seis acadêmicos participaram da Reuni Challenge, em Lages. O evento é considerado a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil e recebeu 22 equipes
Um fato marcante ainda reverbera na vida de seis acadêmicos do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) que disputaram este mês a Reuni Challenge, em Lages, na serra catarinense. A Instituição, que pela primeira vez teve uma equipe na competição, ficou entre as cinco instituições mais empreendedoras do Brasil.
O evento é considerado a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil e recebeu 22 equipes, que tiveram que desenvolver uma startup do zero a partir de um dos 28 desafios que foram disponibilizados. O propósito do evento é estimular a cultura do pensamento empreendedor nas Instituições de Ensino Superior do Brasil.
Os acadêmicos do curso de Sistemas da Informação, Lara Mendes Scremin, José Luiz Herdt, Eduardo Pedro Meneghel, Juan Carlos Redivo Nazario, Bruno Cardozo Pereira e a acadêmica de Administração, Emelyn da Silva Meurer, liderados pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, o professor Nacim Miguel Francisco Júnior, desenvolveram um projeto de clusterização de mix de produtos para um supermercado por sistema e por aplicativo.
“Eu achei que a gente não seria capaz de fazer tudo o que a gente fez em quatro dias”, revela Emelyn da Silva Meurer, de 21 anos, que cursa a 6ª fase de Administração. A rotina de trabalho na ideia, que só foi revelada e escolhida no início da competição, foi das 8h da manhã às 22h, com direito a horas extras no hotel até a madrugada.
“Eu acho que se alguém não sabia trabalhar em equipe, lá teve que aprender”, comenta José Luiz Herdt, de 20 anos, que também frequenta a 2ª fase de Sistemas. José Luiz conta que a rotina foi “bem puxada”, em que cada um teve a sua função de forma bem dividida. “Cada um teve que se esforçar um monte, e no fim estava bem estressante”, relata o acadêmico. A equipe que representou o Unibave era uma das menores com 7 pessoas, enquanto muitos tinham de 10 a 12 integrantes.
Na avaliação do professor que liderou a equipe, o coordenador do curso de Sistemas de Informação e da Incubadora Inventa, Nacim Miguel Francisco Júnior, a participação foi ótima. “Eu achei que foi um baita evento, e como foi a primeira vez que a gente participou, eles estão de parabéns”, comentou o professor.
A ideia
A equipe escolheu trabalhar com um problema de um supermercado catarinense de Clusterização de Mix de produtos. Um sistema de preferência de produtos por aplicativos. Pela descrição dos acadêmicos, o cliente, ao fazer a compra, verificava e identificava o tipo de produto desejado e que não foi encontrado. Nesse questionamento, o cliente ainda classificaria o quanto é necessário esse produto, gerando um banco de dados com as demandas. ”Com essas bases de dados conseguiria analisar. ‘Ah, muita gente falou que está faltando um determinado produto. Vale a pena a gente comprar ou não?”, explica o Eduardo Pedro Meneghel, 22 anos, que cursa a 8ª fase de Sistemas. Segundo ele com esses dados das empresas tomariam decisões de adquirir novos produtos ou então de reorganizar a disposição.
A ideia leva em consideração a cultura de cada região, uma vez que o consumo de produtos pode ser diferente, o que pode mudar de estado para estado, dentro do próprio estado ou da cidade.
Emelyn da Silva Meurer revela que a ideia foi elogiada pelos jurados da competição que incentivaram a continuidade. “Eu também achei interessante”, ressalta a estudante lembrando que foi oferecida mentoria gratuita como incentivo.
Os acadêmicos foram unânimes em dizer que a participação foi de muito aprendizado, e agora a ideia é incubar a proposta de projeto apresentada no Reuni Challenge, na Incubadora Inventa do Unibave.
A apresentação do trabalho é possível assistir no canal do Youtube.