Além de testar a atuação de todas as equipes envolvidas no atendimento de emergência, o simulado busca conscientizar condutores, pedestres e ciclistas sobre os cuidados ao transpor a linha férrea
O simulado de emergência de um acidente ferroviário, organizado pela Ferrovia Tereza Cristina e entidades de segurança pública da região da Amrec, será realizado nesta quarta-feira (27), às 9h30, na Passagem em Nível (PN) KM 00+262 Ramal Rio Fiorita. A PN fica localizada na Rua Imigrante Meller, bairro Pinheirinho, em Criciúma. A ação será realizada a partir de uma colisão por abalroamento com vítima aparente, entre a locomotiva e um veículo de passeio.
Além de testar a atuação de todas as equipes envolvidas no atendimento de emergência, o simulado busca conscientizar condutores, pedestres e ciclistas sobre os cuidados ao transpor a linha férrea. “Essas ações são importantes para a sensibilização da sociedade, visando sempre incentivar atitudes corretas no trânsito, pois qualquer desatenção pode colocar a sua própria vida e de outras pessoas em risco,” afirma o engenheiro de segurança da FTC, André Guaresi.
Lembrando que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que se deslocam sobre os trilhos têm preferência de passagem sobre os demais meios de transporte nas passagens em nível rodoferroviárias. Não cumprir as normas de circulação é considerado infração gravíssima e pode causar graves acidentes.
Para o simulado será posicionado um veículo próximo a PN e, dentro dele, terá três manequins: dois adultos e uma criança. A locomotiva será conduzida por um maquinista e um manobrador. Após o abalroamento, os bonecos vão ser trocados pelas pessoas que receberão o atendimento das equipes.
A iniciativa vai contar com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Saer), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Médico Legal (IML), Polícia Científica e Departamento de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT).