Maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina terá provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km com largadas em super arena no Parque Altair Guidi
A maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina será realizada neste domingo (24). A Maratona de Criciúma Altair Guidi 2023 reúne 1,5 mil atletas em provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, além da Corrida Kids. O evento esportivo terá a largada no Parque Altair Guidi, que sedia a arena com grande estrutura, aberta ao público.
O espaço temático vai oferecer aos atletas, familiares e visitantes variedade gastronômica, música ao vivo, espaço kids e muitas outras ativações a partir do momento que os primeiros atletas cruzarem a linha de chegada na manhã dominical criciumense.
As corridas começam às 6h30. Este é o horário da largada da inédita prova de 42 km. Após cinco edições com os 21 km como prova principal, esta será a primeira maratona do evento que tem a assinatura da 3LR Eventos Esportivos. A largada seguinte no Parque Altair Guidi será às 6h45 para a categoria cadeirantes. Depois, às 7h, começa a corrida para os atletas inscritos nas distâncias de 21 km, 10 km e 5 km.
Os atletas encontrarão pontos de hidratação a cada 3 km, em média, em todas as distâncias. Além disso, a maratona e a meia maratona terão postos com isotônicos a cada 7 km, além de pontos com frutas, esponjas e banheiros. Os percursos das provas mais longas passam pela Avenida Centenário e também pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), patrocinadora do evento.
A primeira edição do evento com a inclusão da maratona irá contar com premiação em dinheiro em todas as distâncias. Serão distribuídos mais de R$ 17 mil aos cinco primeiros colocados, no masculino e feminino, da classificação geral das provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km. A maratona, prova principal, paga o maior prêmio aos campeões, com R$ 1 mil aos vencedores.
Alterações de trânsito
Nas corridas de 10 km e 5 km, os atletas vão percorrer os arredores do Parque Altair Guidi e as avenidas Centenário e Santos Dumont. Por isso, durante a realização da maratona, haverá alterações no trânsito de veículos para a realização das provas. A ação inicia às 3h e vai até às 13h, com algumas das vias bloqueadas ou compartilhadas sendo liberadas ao fluxo com o fim da passagem de atletas.
Próximo ao Parque Altair Guidi, o tráfego de veículos será interrompido nos dois sentidos da Avenida Santos Dumont (a partir do semáforo da Rua Joaquim Nabuco), e também estarão fechadas as ruas Palestina e Artur Bernardes. Já a Rodovia Antônio Just, que faz parte dos percursos das provas de 21 km e 42 km, tem o trânsito interrompido entre a rotatória do bairro Santa Luzia e o Contorno Viário.
Além disso, haverá interdição parcial de outras vias. Na Avenida Centenário, as pistas serão compartilhadas entre atletas e motoristas até a altura da rua Henrique Lage, no sentido Centro-Bairro da Juventude. Nos cruzamentos haverá orientação de agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT). As interdições parciais também ocorrem na Avenida Universitária, até o terminal de ônibus em frente à Unesc, e na Rua Pascoal Muller, da Satc até a Avenida Professor Niceu, no bairro Jardim Angélica. Toda a operação de mudanças no trânsito tem apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil de Criciúma, que vai dar suporte nos percursos junto com a DTT.