Na prática, a ação alertará aos motoristas sobre a importância de respeitar as sinalizações de trânsito para evitar acidentes
A Ferrovia Tereza Cristina participou de reunião com representantes das entidades de segurança pública da região de Criciúma, para o planejamento de um simulado de emergência de acidente ferroviário, em alusão à Semana Nacional do Trânsito.
Segundo o técnico em segurança do trabalho da FTC, Felipe Martins, a ação visa a conscientizar condutores, pedestres e ciclistas sobre os cuidados ao transpor a linha férrea. “Além de promover a conscientização, o simulado permite manter um padrão de qualidade em cenários de socorros e emergências, quando de ocorrências ferroviárias”.
Na prática, a ação alertará aos motoristas sobre a importância de respeitar as sinalizações de trânsito para evitar acidentes. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que se deslocam sobre os trilhos têm preferência de passagem sobre os demais meios de transporte nas passagens em nível rodoferroviárias. Não cumprir as normas de circulação é considerado infração gravíssima.
O simulado será realizado a partir de uma colisão por abalroamento com vítima aparente, entre a locomotiva e um veículo de passeio. A data e o local da ação serão divulgados nas próximas semanas.
A iniciativa vai contar também com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Saer), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Médico Legal (IML), Polícia Científica e Departamento de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT).