Esporte

Tigre reivindicará o título de 1986

Clube entra com requerimento, junto à Federação Catarinense, para ser reconhecido como campeão da Segunda Divisão daquele ano

Foto: Reprodução

O movimento iniciado por Treze (PB) e Central (PE), para reconhecimento do título de campeão da Série B do Brasileiro de 1986, terá adesão do Criciúma. Rodolfo Moretti, diretor de Relações Internacionais do clube, confirma que a diretoria entrará com um requerimento, junto à Federação Catarinense de Futebol (FCF) pedindo que o Tigre também seja considerado campeão da Segundona daquele ano. “Esse é um movimento liderado pelo Treze e pelo Central. O Criciúma foi procurado pelos respectivos presidentes, para se unir a essa pretensão, e, em conjunto, a diretoria entendeu que o Criciúma não poderia ser prejudicado, ficando de fora de uma eventual aclamação. Decidimos que vamos, sim, requerer o reconhecimento e a homologação do título da Série B de 86”, diz.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A Inter de Limeira é o quarto clube envolvido e também entrará com pedido junto à Federação Paulista de Futebol (FPF). “Então, seria um título dividido entre os quatro clubes que venceram seus grupos e ascenderam à Primeira Divisão daquele ano. Os grupos pertenciam a um só campeonato, o Brasileiro, mas eram equivalentes a uma Segunda Divisão ou Torneio Paralelo, como era chamado na época”, esclarece Moretti.

Como o regulamento não previa os critérios de desempate para declaração de um campeão, a Divisão de Acesso ficou sem um vencedor reconhecido desde então. “O requerimento, em um primeiro momento, é feito através da Federação Catarinense. Os requerimentos dos clubes filiados à CBF são feitos pelas federações locais. A Federação Catarinense, por meio do presidente Rubens Angelotti, vai levar o pleito ao presidente da CBF”, explica o diretor.

Carta também será assinada pelos times

Os quatro clubes também assinarão, em conjunto, uma carta de solicitação pelo reconhecimento e homologação. “Esperamos que a CBF assim o faça. Até porque não haverá qualquer interferência no Ranking da CBF, até porque a pontuação é contabilizada nos últimos cinco anos, então seria um registro histórico de um feito considerável”, destaca Moretti.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O movimento da diretoria carvoeira busca reconhecer, ainda mais, a campanha vitoriosa do time de 1986. “Com isso, a gente também resgata a história vencedora do time de 86: campeão catarinense e que também ascendeu à elite do futebol brasileiro, no mesmo ano, e fez uma bela campanha”, finaliza Moretti.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Tigre anuncia Pedro Rocha e mais três reforços

Pedro Rocha, Serginho, Werik Popó e Dudu foram anunciados no Criciúma. Outro jogador que está perto é o meia-atacante Jonata Robert

Times da região se fortalecem com vitórias ao final da nona rodada do Catarinense 2023

Criciúma E.C. envia mais de 300 toneladas ao Rio Grande do Sul

Três carretas e três caminhões carregados de mantimentos foram enviados para Porto Alegre, Osório, Novo Hamburgo e São Leopoldo.