Ação ocorrerá em cinco pontos da cidade e marca as comemorações de 41 anos da Instituição
Com o objetivo de fortalecer sua missão e potencializar o propósito de colaborar com a saúde das mulheres, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC), promove no próximo sábado (9), das 8h30 às 13h, o Pedágio Solidário. A ação acontecerá em cinco pontos da cidade e busca mobilizar recursos para custear consultas e exames periódicos que se tornam grandes aliados para garantir diagnósticos em estágios iniciais.
“Todos estes benefícios ofertados às mulheres das comunidades tem custos e o valor arrecadado vai colaborar para a realização de exames como mamografia, ultrassom de mamas, colposcopia, biópsia, consulta com mastologista, dentre outras despesas para que a instituição se mantenha de portas abertas”, revela a presidente da RFCC, Arlete do Nascimento.
A data do Pedágio também marca os 41 anos da Instituição. E para comemorar, a Rede Feminina resolveu lançar um desafio e estimular a solidariedade. “Unir forças com a sociedade na data do aniversário é o propósito das 40 mulheres que trabalham voluntariamente. Conversamos e chegamos à conclusão de que seria interessante lançar um desafio aos criciumenses e a todos moradores da região. Para os doadores que desejam contribuir com um valor especial, estamos deixando a sugestão de R$ 41. A doação além de ser de extrema importância para fortalecer nosso trabalho, também seria equivalente a um real para cada ano de trabalho prestado, gratuitamente, às mulheres da nossa região”, destaca Arlete.
E a dedicação das voluntárias tem a gratidão de profissionais que estão diariamente envolvidos com o tratamento do câncer na Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacom) do Hospital São José de Criciúma. “As rosinhas, como são carinhosamente chamadas as mulheres da Rede Feminina, prestam auxílio para servir refeições, acompanhar, dar carinho e atenção durante a quimioterapia a homens e mulheres de todas as idades e reconhecido inclusive pelas Irmãs que administram o hospital”, comenta a coordenadora das voluntárias da Unacom, Maria Gorete Rodrigues Gabriel.
Câncer de Mama é o primeiro entre as mulheres
Analisando a taxa de mortalidade, o câncer de mama está em primeiro lugar e o de colo do útero em terceiro, entre os tipos da doença que mais acomete as mulheres. Uma das causas dessa mortalidade significativa é o diagnóstico tardio, que ocorre em 70% dos casos.
O número impactante contrasta com a estatística que aponta 90% de chances de cura quando detectado em estágios iniciais. “Ao longo dos anos, percebemos que, devido à jornada diária de trabalho, muitas mulheres não conseguem ir às unidades básicas de saúde, sendo assim, nem todas as mulheres tem acesso fácil aos cuidados básicos necessários a sua saúde”, explica a presidente.
Para atender esta demanda a RFCC mantém atendimento por agendamento e, em alguns períodos do ano, realiza atendimentos fora do horário comercial, além de levar às empresas palestras sobre como prevenir câncer de mama e do colo do útero. “Acredito que toda a região vai nos ajudar fazendo suas contribuições neste pedágio tão especial. E todo o valor arrecadado será o presente que a RFCC receberá da sociedade por seus 41 anos de dedicação” reforça Arlete.
Os interessados em ajudar podem realizar suas doações junto aos voluntários que estarão nos pontos de pedágio, devidamente uniformizados e com faixas de identificação ou também via pix pela chave 75.564.609/0001-92. Vale lembrar que a participação voluntária no pedágio conta como hora complementar para universitários. Maiores informações pelo telefone (48) 3437-1006.
PONTOS DO PEDÁGIO:
Cruzamento Álvaro Catão
Cruzamento Praça da Chaminé
Rua Hercílio Luz cruzamento com Rod.Maximiliano Gaidzinski
Rua Joaquim Nabuco cruzando com Av. Centenário
Rua Saldanha da Gama cruzando com Av. Centenário (Banco Safra)