O espaço, fechado há 4 anos, possui objetos, documentos, fotografias e obras de arte relacionados à vida de e ao contexto histórico em que Anita viveu.
O piso superior do Museu Histórico Anita Garibaldi, em Laguna, foi reaberto ao público, na quarta-feira, dia 30, após quatro anos fechado para restauro. A conclusão total da obra está prevista para aproximadamente 30 dias.
A reabertura aconteceu nas comemorações de 202 anos da heroína Anita Garibaldi, celebrado com uma caminhada pelo Centro Histórico, promovida pela Instituto Cultura Anita em parceria com a Prefeitura.
O espaço, fechado desde 2019, passou por um processo de restauro coordenado pela (FLC) Fundação Lagunense de Cultura em parceria da Fundação Irmã Vera e Secretaria Municipal de Obras. A obra incluiu reparos no reboco e pintura, interna e externa, em pontos do telhado, além da restauração das aberturas (janelas e portas).
“A importância da reabertura do Museu Histórico Anita Garibaldi é imensurável. Reabrir as portas de um lugar que conta por si só, um pouco da história da Cidade de Laguna, é contribuir com o fomento da Cultura aos munícipes e aos turistas que por aqui passam”, afirmou a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Varene Almeida.
O Museu Histórico Anita Garibaldi funcionará todos os dias, das 9h às 19h.
Museu leva o nome de Anita
Anita Garibaldi nasceu em Laguna, em 30 de agosto de 1821, e se tornou uma das figuras mais emblemáticas da história brasileira e italiana. O museu ocupa o antigo Palácio do Governo da República Juliana, um edifício histórico que foi construído em 1747 e tombado pelo patrimônio nacional em 1938. Em seu acervo, possui objetos, documentos, fotografias e obras de arte relacionados à vida de e ao contexto histórico em que Anita Garibaldi viveu.
Com informações do site ND+