Geral

SC tem 6 regiões em alerta laranja para temporais; veja mapas

Localidades enfrentam risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra; alerta persiste até segunda-feira.

Foto: Divulgação / Defesa Civil

Os moradores de seis regiões de Santa Catarina estão em estado de atenção entre este sábado, dia 2, e segunda-feira, dia 4, para temporais intensos. O alerta da Defesa Civil do Estado aponta risco de raios, rajadas de vento e queda de granizo.

O cenário é mais grave nas regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serra e Litoral Sul. Elas estão em estado de atenção, sinalizadas em laranja no mapa abaixo. Já nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Serra e parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul, o risco é considerado alto.

A precipitação mais intensa deve se concentrar nas áreas limítrofes com o Rio Grande do Sul, onde a expectativa é de acúmulos de chuva entre 50 e 100 mm. Há risco de tempestades severas que podem resultar em destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

O fenômeno ocorre devido à formação de um sistema de baixa pressão na região e ao fluxo de calor e umidade que se desloca do norte do país.

Foto: Divulgação / Defesa Civil

Previsão do tempo segundo a Epagri/Ciram

Domingo (03/09):

Condições Climáticas: O domingo continuará marcado pela instabilidade, com céu encoberto e chuva persistente ao longo do dia em todas as regiões de Santa Catarina.

O risco de temporais isolados, especialmente durante a tarde, permanece, exigindo atenção redobrada (consulte o aviso meteorológico correspondente). As temperaturas se manterão amenas devido à cobertura de nuvens, chuva e vento.

Vento: Os ventos predominarão nas direções nordeste e norte, com intensidade fraca a moderada, podendo apresentar rajadas associadas aos temporais vespertinos.

Sistema Meteorológico: A forte instabilidade continua relacionada ao cavado sobre o Sul do Brasil.

Segunda-feira (04/09)

Condições Climáticas: A instabilidade persistirá na segunda-feira, com chuvas em Santa Catarina e risco de temporais localizados e queda de granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria.

A expectativa é de que os totais de chuva continuem elevados em todo o estado (consulte o aviso meteorológico correspondente). As temperaturas permanecerão amenas, mas a partir da tarde, está previsto um declínio gradual.

Vento: Os ventos mudarão de direção, passando de noroeste para sudoeste, com intensidade moderada, podendo apresentar rajadas de 50 a 70 km/h, especialmente nas regiões do Planalto Sul e Litoral Sul.

Com informações do site ND+

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.