Localidades enfrentam risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra; alerta persiste até segunda-feira.
Os moradores de seis regiões de Santa Catarina estão em estado de atenção entre este sábado, dia 2, e segunda-feira, dia 4, para temporais intensos. O alerta da Defesa Civil do Estado aponta risco de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
O cenário é mais grave nas regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serra e Litoral Sul. Elas estão em estado de atenção, sinalizadas em laranja no mapa abaixo. Já nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Serra e parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul, o risco é considerado alto.
A precipitação mais intensa deve se concentrar nas áreas limítrofes com o Rio Grande do Sul, onde a expectativa é de acúmulos de chuva entre 50 e 100 mm. Há risco de tempestades severas que podem resultar em destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
O fenômeno ocorre devido à formação de um sistema de baixa pressão na região e ao fluxo de calor e umidade que se desloca do norte do país.
Previsão do tempo segundo a Epagri/Ciram
Domingo (03/09):
Condições Climáticas: O domingo continuará marcado pela instabilidade, com céu encoberto e chuva persistente ao longo do dia em todas as regiões de Santa Catarina.
O risco de temporais isolados, especialmente durante a tarde, permanece, exigindo atenção redobrada (consulte o aviso meteorológico correspondente). As temperaturas se manterão amenas devido à cobertura de nuvens, chuva e vento.
Vento: Os ventos predominarão nas direções nordeste e norte, com intensidade fraca a moderada, podendo apresentar rajadas associadas aos temporais vespertinos.
Sistema Meteorológico: A forte instabilidade continua relacionada ao cavado sobre o Sul do Brasil.
Segunda-feira (04/09)
Condições Climáticas: A instabilidade persistirá na segunda-feira, com chuvas em Santa Catarina e risco de temporais localizados e queda de granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria.
A expectativa é de que os totais de chuva continuem elevados em todo o estado (consulte o aviso meteorológico correspondente). As temperaturas permanecerão amenas, mas a partir da tarde, está previsto um declínio gradual.
Vento: Os ventos mudarão de direção, passando de noroeste para sudoeste, com intensidade moderada, podendo apresentar rajadas de 50 a 70 km/h, especialmente nas regiões do Planalto Sul e Litoral Sul.
Com informações do site ND+