Previsão da Defesa Civil do Estado mostra que as chuvas vão ficar acima da média em Santa Catarina por conta do El Niño
O fenômeno El Niño tem causado uma mudança brusca no tempo em Santa Catarina, e em todo o mundo. De acordo com uma previsão da Defesa Civil do Estado publicada nesta quinta-feira (31) o El Niño deve causar chuva forte e acima da média nos próximos três meses.
A pasta explica que a previsão é de chuva acima da média climatológica, em Santa Catarina. A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias.
Os meses de setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão, com totais mensais elevados especialmente em outubro e no Oeste do Estado. A chuva ocorre associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala, mais comuns na primavera e com maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
Já na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado.
Em setembro os totais de chuva variam de 150 a 210 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões. Em novembro a chuva ocorre em SC com totais de 130 a 180 mm em média.
Os ciclones extratropicais que atuam no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, especialmente em setembro e outubro, trazem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.
Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer desta estação.
Temperatura influenciada pelo El Niño
No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC. Ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio no início da primavera, com temperatura próxima ou abaixo de 0°C e formação de geada principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. A previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.
Mar está mais quente
Em julho e agosto de 2023 a temperatura seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial, com anomalia positiva de 1°C a 2°C, com maior anomalia de 3°C a 3.5°C na área leste . O processo de aquecimento no Pacífico Equatorial é comum no El Niño.
Para os próximos meses a previsão é de El Niño, com intensidade forte, atingindo o pico máximo em novembro, dezembro e janeiro. O fenômeno persiste durante todo o verão de 2023/2024.
Nas águas do Atlântico Sudoeste há anomalia positiva em torno de 2°C entre anomalias negativas de -1°C a -2°C.
Com informações do ND+