Antes da palestra, a professora e primeira coordenadora do curso de Psicologia do Unibave, Adriana Zomer, recebeu uma homenagem
O curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) iniciou a edição 2023 da Semana Acadêmica com o tema “A Era da Saúde Mental: Subjetividade, Ética e Patologização”. Nesta primeira noite, o orientador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), o psicólogo Daniel Magalhães Goulart, tratou do tema em palestra virtual no Centro de Vivências.
“A saúde mental é sempre um convite para uma reflexão sobre o ser humano”, afirmou Daniel, em suas primeiras palavras aos acadêmicos presentes. Ele ainda relembrou de forma sucinta sobre a sua carreira e que foi numa semana acadêmica que conheceu seu futuro orientador de mestrado e doutorado.
Antes de iniciar a palestra, a coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon, disse aos acadêmicos para aproveitarem o evento. “Que a semana acadêmica sirva para que possamos repensar as nossas práticas, para que possamos ser mais capazes, mais completos e encantados pela Psicologia”, disse a professora.
Centro Acadêmico de Psicologia é batizado de Adriana Zomer
Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável
Antes da palestra, a professora e primeira coordenadora do curso de Psicologia do Unibave, Adriana Zomer, recebeu uma homenagem. Em um vídeo, alunos, professores e familiares falaram da profissional que leva poesia e entusiasmo para sala de aula e que agora dá nome ao Centro Acadêmico (CA) do curso de Psicologia.
O anúncio foi feito pela presidente do CA, Emily Caetano da Silva, que chamou a diretoria para entregar uma lembrança à professora. “Me honra muito a história do curso e os frutos que dele renderam, como é o caso da coordenadora Vandreça”, disse Adriana, logo após o anúncio da homenagem, agradecendo aos colegas, professores e acadêmicos.
Ela ainda disse que deseja que o movimento cresça e que ajude na valorização da profissão como um lugar de transformação da realidade social.
Atração cultural
Na abertura da noite, a acadêmica da quarta fase de Psicologia, Gabriela Caetano Moraes, acompanhada do seu pai, Joel Cardoso, cantaram “Tem que sorrir”, da dupla Jorge e Mateus, e ainda uma música instrumental, abrindo os trabalhos da semana acadêmica enquanto atração cultural.
Programação
A Semana Acadêmica do curso de Psicologia continua nesta terça-feira, dia 22, com uma mesa redonda que terá o tema “Psicologia Social: diversidade de cultura e raça na ocupação dos espaços”, prevista para as 19h15.
A mesa terá a participação do hatiano Jean Rosier, que trata de “Movimento (I)migratório: entre escolhas e refúgios”. Logo em seguida, a Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Marleide Reis, e a psicóloga da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Renata Lima, tratarão do tema “Relações Étnico-raciais: nos fazeres da Psicologia”.
Na quarta-feira, acontecerão dois minicursos. O primeiro será “Discussões de gênero: a práxis na Psicologia”, com a psicóloga Fábia Alberton da Silva Galvani, na Sala 4, do Bloco A. O segundo é “A (Re)Produção da Infância e Adolescência na contemporaneidade”, com as profissionais da Elevare Núcleo Psicoterapêutico, a psicóloga Marinalda Pereira Bonot e a Neuropsicopedagoga Shirlei Pandini, na sala 5, do Bloco A. Ambas atividades iniciam às 19h15.
Na quinta-feira, acontecerá mais uma Roda de Conversa com o tema “(Re)Produção de Violências: tensões sociais na contemporaneidade”, com os psicólogos Marcos Ribeiro Ferreira e Júlia Gerhardt.
Na sexta-feira, será um espaço do Movimento Estudantil do curso, que acontecerá na capela do Museu ao Livre Princesa Isabel, às 19h15.