Evento marcou lançamento do livro “As faces ocultas da brincadeira na infância: Tudo que o professor precisa saber”
Compartilhar ensinamentos e novas formas de aprendizagem faz parte das diretrizes educacionais do Colégio Satc. Mas dessa vez, a equipe pedagógica foi para além das salas de aula da instituição e convidou professores e diretores de escolas de Criciúma e região para uma noite de formação. A palestra com a pedagoga e doutoranda em educação, Francine Costa, marcou o lançamento do seu livro, “As faces ocultas da brincadeira na infância: Tudo que o professor precisa saber”.
Além de promover um momento de troca de conhecimento entre os profissionais, o Colégio Satc também abriu as portas do campus para as instituições de ensino. “Nosso evento vai para além de novas práticas pedagógicas, que são muito valiosas. Mas, é o momento em que nos colocamos a disposição de outras escolas que não possuem estruturas como as nossas, de laboratórios, trilha ecológica ou uma estação meteorológica, por exemplo”, explica a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.
A utilização da brincadeira em sua totalidade como ferramenta de aprendizagem foi um dos temas levantados pela palestrante. “O livro traz reflexões sobre o relacionamento da criança com o brincar e como isso se aplica a dinâmica escolar. Chamando assim, a atenção dos educadores que estão cotidianamente nas escolas e creches com crianças e se relacionam com a brincadeira infantil”, pontua Francine.
Durante o evento, as bailarinas da Escola de Talentos da Satc, abrilhantaram a noite com as apresentações ‘Carrossel’ da turma da Educação Infantil e com a coreografia ‘Caminho das índias’ das alunas do Ensino Fundamental.
As faces da infância
Durante o bate-papo, a palestrante destacou a aplicação de brincadeiras no processo de construção de aulas e atividades para o cotidiano dos professores.
“Às necessidades da criança mudam muito rápido e esses obstáculos são sanados quando os escutamos. A educação infantil é muito potente, onde o brincar é um instrumento transformador. Então, enquanto educadores precisamos enxergar a brincadeira como conhecimento científico e as outras linguagens do saber podemos tratá-las por meio do brincar”, destaca a palestrante.
A linguagem da brincadeira permite que a criança aprenda muitas coisas e adquira habilidades essenciais para o seu completo desenvolvimento.