Criciúma tem a quarta melhor média de público da Série B do Brasileiro, ficando atrás apenas de clubes sediados em capitais
O Tricolor Carvoeiro tem uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil. E isso está provado nas médias de público da Série B deste ano. O Tigre levou 14.436 pessoas ao Heriberto Hülse, levando em conta os 12 jogos que a equipe fez, em casa, na competição deste ano. Essa é a quarta melhor média da Segunda Divisão nacional.
O Criciúma só fica atrás de Ceará, Vitória e Sport. Os três estão sediados em capitais. Como comparação, a Capital do Carvão tem quase 215 mil habitantes, enquanto Fortaleza tem quase 2, 7 milhões de moradores, Salvador possui aproximadamente 2,5 milhões de pessoas e Recife tem quase 1,5 milhão de habitantes. Assim, fica mais impactante ainda o posicionamento do Tigre no ranking da média de público da Série B.
O Ceará tem 24.813 torcedores de média e lidera a Segunda Divisão neste quesito. O Vitória fica em segundo com 20.176 e o Sport tem 17.448 presentes na Ilha do Retiro como média. Na sequência vem o Criciúma.
No somatório, Criciúma é top 3
Levando em consideração os times que mais levaram torcedores pagantes ao estádio, na Série B deste ano, o Criciúma sobe para a terceira posição. Isso porque Ceará e Sport tiveram jogos com portões fechados ou público não pagante. Os dois primeiros colocados são o Vitória e o Vozão. Nesse ranking, o Tigre deixa o Leão para trás.
Recém recuperado de lesão, o meia Marquinhos Gabriel reconhece a força da torcida carvoeira nos jogos em casa. “A gente sabe que o nosso torcedor é diferente. Eles apoiam o tempo inteiro e a gente consegue sentir isso, dentro de campo, quando a equipe demonstra que está a fim, indo para cima, a torcida nos apoia mais ainda. Quando temos momentos ofensivos no jogo, com possibilidade de gol, a torcida inflama e isso nos ajuda muito, dentro de casa, e esperamos que siga assim até o final do ano”, diz.
Em 12 partidas em casa, nesta Série B, o Criciúma venceu oito vezes, empatou um e perdeu três vezes. São 17 gols marcados e oito sofridos. O aproveitamento é de 69,44% como mandante.
Marquinhos acredita que a competição seguirá nivelada, com uma disputa ferrenha pelo acesso, até as últimas rodadas. “Eu acho que vai continuar nivelado assim até o final. É uma competição que está muito disputada, com uma pontuação muito alta, então, seguimos em nosso trabalho no dia a dia, jogo a jogo, para mantermos esse nível de pontuação e chegar lá no final da competição com o nosso objetivo concretizado”, destaca.
Com informações do TNSul