A lei, de autoria do Poder Executivo, entra em vigor a partir da sanção do prefeito Lourival Izidoro (PP)
A Câmara de Pescaria Brava aprovou por unanimidade a reserva aos candidatos negros de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos da prefeitura. A lei, de autoria do Poder Executivo, entra em vigor a partir da sanção do prefeito Lourival Izidoro (PP).
Presentes à sessão que confirmou, em segunda votação, o projeto, representantes de movimentos sociais comemoraram a aprovação. “Estudamos a proposta e entendemos que ela é boa, esperamos que seja efetivada o
mais breve possível”, disse Cristiane de Abreu, professora do Programa Projovem Campo Saberes da Terra.
A professora destacou o fato de Pescaria Brava aparecer em quarto lugar na lista de municípios com moradores em áreas quilombolas, segundo o último Censo do IBGE. Cristiane disse esperar que, a partir da aprovação da lei, possam ser implantadas políticas públicas que amparem os negros.
Tubarão
Ao fazer o uso da palavra durante a sessão, a vereadora Raquel Cardoso dos Santos (MDB) celebrou a iniciativa da lei no sentido de combater atos racistas como o que virou notícia em Tubarão nesta semana, envolvendo alunos do nono ano de uma escola particular. “É preciso fazer manifestação para apurarem o caso? Isso é inadmissível, não são mais criancinhas!”, enfatizou a vereadora.