O valor das multas somou R$ 10.821,00 para a transportador. O veículo ficou retido até que o peso a mais fosse transferido para outros veículos. Também não havia nota fiscal da carga, o que será investigado pela Secretaria Estadual da fazenda
Policiais rodoviários federais flagraram, na BR-101 em Araranguá, um bitrem transportando areia com 20,1 toneladas a mais que o máximo permitido.
Além do excesso de peso, o conjunto excedia em 7,9 mil quilos a capacidade máxima de tração do cavalo-trator Scania placas de Santa Rosa do Sul/SC. O valor das multas somou R$ 10.821,00 para a transportador. O veículo ficou retido até que o peso a mais fosse transferido para outros veículos. Também não havia nota fiscal da carga, o que será investigado pela Secretaria Estadual da fazenda.
Em 2023, nas rodovias federais de Santa Catarina, mais de três milhões e 200 mil quilos de excesso de peso em veículos de carga já foram retirados de circulação.
O pavimento asfáltico é um patrimônio público. O peso acima do permitido causa buracos, rachaduras e desníveis. Quem paga a conta é toda a sociedade. Além disso, o sistema de freios e de suspensão ficam sobrecarregados, aumentando a chance de acidentes e trazendo riscos para o motorista.