Nesta segunda os campos na cidade de São Joaquim, na Serra catarinense amanheceram cobertos de gelo por conta da geada, e conforme a Defesa Civil o tempo nesta semana mantém condições mais ocorrências
A manhã desta segunda-feira (14) apresenta predomínio de sol e variação de nebulosidade do Centro à porção Leste de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, em áreas do Planalto e Litoral Norte, do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis, não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada nos extremos do dia, devido à circulação marítima.
Além disso, a cidade de São Joaquim, na Serra catarinense contou com um amanhecer gelado e com a paisagem pintada de branco por conta da geada. No município, os termômetros marcaram -0,9°C, por volta das 4h.
O boletim meteorológico da Defesa Civil informou que na madrugada e amanhecer desta segunda-feira, há chance de formação de geada na Serra, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale do Itajaí. Na rota Caminho das Neves, os moradores foram presenteados com uma paisagem linda e congelante.
Ainda conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, as temperaturas mínimas ficam em torno de -2°C nos pontos mais altos da Serra e variam entre 4°C e 11°C em grande parte do Estado, chegando aos 14°C na Grande Florianópolis Litorânea, no Baixo Vale e no Litoral Norte. À tarde as máximas oscilam entre 17°C e 20°C no Meio-Oeste, planaltos e no Alto Vale e variam entre 18°C e 26°C nas outras áreas.
Chuva fraca e isolada na terça-feira em algumas regiões de Santa Catarina
O Estado segue sob a influência de um sistema de alta pressão na terça-feira (15). Conforme a Defesa Civil, essa condição mantém o predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens no Centro e na porção Leste de Santa Catarina. Além disso, o órgão na descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte nos extremos do dia.
A Defesa Civil ressalta que entre a madrugada e a manhã de terça-feira há chance de formação de nevoeiros pelo Estado e de ocorrência de geada nos pontos mais altos da Serra catarinense. Contudo, segundo a pasta não há riscos para ocorrências meteorológicas.
As mínimas oscilam por volta dos 0°C nos pontos mais altos da Serra, variam entre 4°C e 13°C nos planaltos e no Alto Vale do Itajaí e entre 12°C e 17°C nas demais regiões. As máximas sobem bastante e variam entre 24°C e 30°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul, e marcam entre 18°C e 24°C no restante de Santa Catarina.
Quarta-feira apresenta novamente condições para geadas em pontos altos da Serra catarinense
Na quarta-feira (16) o sol predomina do Grande-Oeste ao Litoral Sul, e há condição para chuva fraca e isolada que intercala com períodos em que o sol aparece entre a Grande Florianópolis e o Norte de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil essa condição está associada com à circulação marítima causada pelo giro de um sistema de alta pressão que atua no Estado.
Além disso, entre a madrugada e o amanhecer desta quarta ocorre a formação de nevoeiros pelo Estado, e há chance de formação de geada na Serra catarinense.
As mínimas variam entre 0°C e 11°C no Planalto Sul, oscilam entre 11°C e 15°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Litoral Sul e marcam entre 14°C e 20°C nas demais regiões. Na parte da tarde, as máximas variam entre 20°C e 25°C do Meio-Oeste aos Planaltos, no Alto Vale e na Grande Florianópolis e marcam entre 24°C a 30°C no restante do Estado.
Com informações ND+