Vladimir Cardoso Soares, de 53 anos, de acordo com a Polícia Civil, é investigado em 12 inquéritos de homicídio.

Prisão de suspeito de chefiar organização criminosa de Porto Alegre — Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de ser o chefe de uma organização criminosa que atua na Zona Leste de Porto Alegre. Vladimir Cardoso Soares, de 53 anos, foi capturado na quarta-feira, 9, em uma residência em Imbituba.
Segundo a investigação, Vladimir é considerado o pivô de uma guerra do tráfico de drogas na Vila Maria da Conceição, ocorrida há alguns anos. Ele também é suspeito de envolvimento na morte de dois policiais militares que estavam fazendo patrulhamento no bairro, em 2019.
“Xu [como é conhecido Vladimir] e outros gerentes do tráfico decidiram tomar o controle e ocorreram diversas mortes na região. Após anos de disputas, Xu conseguiu obter o controle do tráfico durante um período de tempo. E até hoje a região é disputada por facções diversas”, diz o delegado Gabriel Casanova.
Vladimir é investigado em 12 inquéritos de homicídio e cinco por tráfico e associação ao tráfico. Ele também responde pelos crimes de receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Em junho deste ano, Vladimir foi posto em liberdade por determinação da Justiça. O Ministério Público recorreu e foi expedida uma nova ordem de prisão preventiva no mês seguinte.
Via G1SC