Com prática da modelagem usando apenas o sentido do tato, turmas da educação infantil entendem que é possível superar limitações
Com olhares curiosos, os alunos das turmas da Educação Infantil do Colégio Satc tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do projeto ‘Cerâmica Além da Visão’. Com o intuito de promover a diversidade, os pequenos puderam aproveitar a tarde de atividades para aprenderem mais sobre o assunto.
“Assim que a gente soube da existência do projeto, achamos que seria importante para as crianças terem esse contato. A diversidade é uma questão que precisa sempre ser trabalhada, e trazer esse assunto através da cerâmica é algo capaz de marcar os alunos. Para que assim, levem esses aprendizados para a vida, sempre respeitando o próximo”, afirma a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.
Os alunos do professor de cerâmica, Josimar da Cruz, tiveram um momento de conversa com as turminhas. Contaram como é viver com a deficiência visual e como exercem as atividades do dia a dia. “Nós fizemos uma aula de integração e inclusão. Realizamos uma prática onde as crianças puderam ter um pouquinho de consciência do que é não enxergar. Como os alunos do projeto ‘Cerâmica Além da Visão’ já modelam não enxergando, os pequenos também tiveram essa oportunidade de modelar, e viram que é possível superar as limitações”, destaca o professor.
A dinâmica serviu como uma forma de conscientização, ensinando desde a infância que o mundo é composto pela diversidade. “Eu gostei das atividades, não sabia que dava para fazer cerâmica sem enxergar. E a gente aprendeu que sempre temos que ajudar as pessoas”, completa o aluno, Théo Peruch Ferreira.