Big swell chegou na Praia do Cardoso na sexta-feira, 4, mas as maiores ondas estão previstas para este domingo, dia 6.
A previsão de super ondas se aproximando da costa Sul de Santa Catarina atrai surfistas do país inteiro para a Praia do Cardoso, em Laguna. O big swell chegou na sexta-feira, 4, e as maiores ondas estão previstas para este domingo, dia 6.
Segundo o embaixador de Grandes Ondas de Laguna, Vitor Serafim, muitos surfistas estão indo para a cidade aproveitar as ondas. “Eles vêm de Itajaí, Garopaba, Porto Alegre, e Curitiba, todos atrás das grandes ondas”, disse. “Muita gente tá descendo pra cá, na espera desse swell, que começou já na sexta-feira, mas é domingo que promete boas ondas, com o mar pegando força novamente”, explicou.
Praia vira referência
Ainda de acordo com o embaixador do evento, a praia do Cardoso virou ponto de referência na modalidade de esporte de ondas grandes, além da Lake da Jagua, considerada a capital da maior onda do país. “A galera fica toda pilhada quando entra esse swell, e sexta eles fizeram a festa. Além disso, muitos fotógrafos da região apareceram para prestigiar o momento”, revelou.
Já para o surfista Thiago Nunes, mais conhecido como Jacaré, domingo será um grande dia. “Estou com a minha equipe já na base, expectativa de um grande swell no domingo”, comentou. “O gráfico de ondas está muito bom, com ondas de três metros, podendo chegar a cinco. Bora pra água que o bicho vai pegar”, falou Jacaré, com animação. Além disso, o fenômeno natural pode atrair diversos turistas para o local. “Fizemos uma grande movimentação nas mídias para chamar turistas, para mexer com o comércio, locação de casas e ajudar a comunidade”, afirmou.
O que é um Swell?
Vinda do inglês, a palavra swell se refere a uma tempestade capaz de formar grandes ondas. Normalmente, elas são geradas apenas pela ação dos ventos na água.
Segundo o blog Oceano para Leigos, o tamanho das ondas depende muito da força, duração e área de atuação dos ventos. São formadas por ventos que ficam a muitos quilômetros da costa, causando um ordenamento das ondas. O swell chega a viajar entre 10 e 20 mil km, onde atravessa o oceano até encontrar uma costa e quebrar na praia. Por isso, quanto maior a distância da travessia, mais perfeitas serão as séries.
Com informações do site ND+