Geral

Deputada Ana Paula Lima conhece Satc e projetos voltados à Transição Energética Justa

Parlamentar esteve na região carbonífera e visitou as dependências do colégio e Centro Tecnológica da Satc.

Foto: Comunicação UniSatc

A produção da atividade do carvão mineral e os reflexos econômicos e sociais que a atividade produz para o Sul foram as principais pautas da visita da deputada federal Ana Paula Lima nesta sexta-feira, 4, em Criciúma. Em roteiro pela região carbonífera, a deputada visitou as dependências do Centro Universitário UniSatc e, acompanhada dos sindicatos de mineiros do Sul, a deputada conversou com o reitor do Centro Universitário UniSatc, Carlos Antônio Ferreira, e com a presidente do Siecesc, Astrid Barato.

“Esta é uma visita importante para que possamos mostrar as dimensões da Satc para a deputada. Todo o trabalho que desenvolvemos aqui nasceu e ainda tem raízes fortes com a indústria carbonífera e a visita mostra que o governo federal pode estar junto para nos desenvolvermos ainda mais uma educação de qualidade”, afirmou o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.

Foto: Comunicação UniSatc

Com o novo momento da indústria carbonífera, com a Lei de Transição Energética, o Centro Tecnológico da Satc também foi visitado e a deputada pôde conhecer as pesquisas envolvendo novos produtos para o mineral e a Captura de CO2. “Agradecemos a visita, pois precisamos muito do Governo Federal. Temos uma lei aprovada e nosso foco de futuro está nessa lei. Esse foi um trabalho da indústria junto com os sindicatos e a presença da deputada é muito importante para nós”, comentou a presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Astrid Barato.

A convite dos trabalhadores

A ligação forte entre a deputada e os trabalhadores fez com que o convite para conhecer a região fosse aceito. “Quero agradecer a oportunidade de poder conhecer essa estrutura. Esse é meu primeiro mandato e a aproximação com a categoria é importante, pois conheço a luta deles. Vou dedicar uma grande parte do mandato para esta causa. São trabalhadores que querem manter sua família, com bem-estar e educação, por isso fico feliz de conhecer esse espaço de conhecimento, com essa bela estrutura e vendo o empenho do setor”, afirmou a deputada federal, Ana Paula Lima.

A Satc, através de pesquisas e formação de conhecimento, será parte fundamental no projeto de Transição Energética. A escola, que começou voltada aos filhos dos mineiros, ainda mantém os laços com a indústria. “A gente agradece a atenção da deputada. A Satc para nós é muito importante na formação dos filhos de mineiros. Nós temos uma ligação muito forte com a escola. É uma escola muito importante para o setor e que forma cidadãos há mais de 60 anos”, ressaltou Genoir José dos Santos, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Carvão (RS, SC, PR).

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Foto: Comunicação UniSatc

Notícias Relacionadas

Empresa terá que pagar multa por corte indevido de energia elétrica em Criciúma

O caso foi julgado pelo Juizado Especial Cível da comarca de Criciúma em pouco mais de um mês do início da ação. A rapidez se deve ao uso do sistema e-proc.

Consumo de energia elétrica registra queda de 3,4% em junho, diz ONS

Comparação é feita com o mesmo mês do ano passado

Reunião discute fornecimento de energia elétrica para bairros da região agrícola de Criciúma

Pauta foi discutida pelo prefeito Clésio Salvaro em encontro virtual realizado com o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins

Acic faz apelo ao Estado para avanço na área tecnológica da região