Em busca por, cada vez mais segurança na indústria, mais de 100 trabalhadores debateram questões de saúde e segurança
Durante os três dias da 22ª Edição da Cipamin da indústria carbonífera, aproximadamente 100 participantes acompanharam palestras e desenvolveram práticas ligadas à saúde e segurança dentro das minas. O último dia deu destaque para a saúde e segurança no trabalho, em uma palestra/show com o Mágico Wilson.
O evento tem por objetivo a propagação de boas práticas para os trabalhadores. “A Cipamin é um vento criado com o objetivo de capacitar as mineradoras e as Cipas com o objetivo de redução de acidentes. Este ano, além de todos os treinamentos e palestras, trouxemos o programa internacional SafeStart. O objetivo da Cipamin é nivelar as melhores práticas em relação à segurança. Esperamos que tenham sido dias proveitosos para todos”, destaca a presidente do Siecesc, Astrid Barato.
Durante a abertura do evento, foi apresentado aos Cipeiros o Programa SafeStart, um programa internacional que visa a parte comportamental na busca por um ambiente de trabalho ainda mais seguro. Além da palestra com o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Ricardo Jahn. Já no segundo dia foi a vez das práticas, onde os trabalhadores receberam treinamento juntos dos engenheiros de segurança sobre primeiros socorros, combate a incêndio, uso de Epi’s, entre outros.
O último dia foi marcado pela questão da motivação junto dos trabalhadores, além da palestra/show que envolveu mágica e segurança. “Foi muito produtivo. Todas as palestras trouxeram uma atualização para todos. Os palestrantes muito experientes e conheciam a realidade. Vou levar o que vi aqui para casa e para o serviço, tenho certeza que estamos saindo com uma nova visão”, afirma o supervisor de drenagem e membro da CIPA da Rio Deserto, Paulo Sérgio da Rosa.